O teste da orelhinha é realizado pela fonoaudióloga na Santa Casa de Misericórdia e no Centro de Saúde.
A Prefeitura de Pereira Barreto dispõe de uma fonoaudióloga para realizar o teste da orelhinha nos recém nascidos. O exame deverá ser realizado a partir do nascimento, preferencialmente nos primeiros 3 meses de vida do bebê. Qualquer dificuldade na audição do recém nascido pode ser detectada através do exame, ele é fundamental para que a criança cresça, sem apresentar nenhum problema ao ouvir e ao se comunicar, pois de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a surdez é uma das doenças mais encontradas no país, e por esse motivo, o teste é obrigatório.
O procedimento do exame segue com o acompanhamento da fonoaudióloga, que coloca no ouvido do bebê, um aparelho que produz sons de baixa intensidade e colhe as ações de respostas vindas da parte interna que a orelha do bebê produz ao escutá-los. Tem a duração de cerca de dez minutos, é indolor e não apresenta contra indicações, deixando assim a mamãe confiante e sem preocupações.
O teste da orelhinha é realizado pela fonoaudióloga Karina da Silva Tanii na Santa Casa de Misericórdia, e no Centro de Saúde o atendimento é feito nas segundas e terças-feiras as 16h30. O agendamento no Centro de Saúde acontece via rede informatizada entre as UBS’s e na Santa Casa o agendamento é conforme a disponibilidade do recém nascido.
Com a disponibilidade de uma fonoaudióloga para realizar o exame a prefeitura cumpre a Lei Federal nº 12.303/2010 que torna obrigatória e gratuita a realização do exame da orelhinha.
Teste da orelhinha.
Assessoria de Imprensa