Ações físicas integraram o projeto Agita do Governo do Estado de São Paulo
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu na última quinta-feira (6), uma série de ações voltadas à população para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física, comemorado no mesmo dia e que visou difundir a prática regular de exercícios.
A Equipe Municipal de Saúde promoveu ações nos espaços da Prefeitura onde já existem as práticas de atividades físicas de rotina para a população, como as Academias de Saúde, localizadas nos bairros Vila Marão e Jardim Paraíso, no Esporte Clube XI de Agosto e nas unidades básicas de saúde.
A educadora física Camila promoveu uma série de atividades na UBS “Celestino de Carvalho”, localizada no bairro Jardim Ipê e também na Academia de Saúde do bairro Jardim Paraíso, onde o educador físico Jorge também coordenou ações naquele local. Já no Esporte Clube XI de Agosto, o educador físico Wesley desenvolveu numa série de exercícios com o grupo de hidroginástica.
A ação da Prefeitura Municipal integrou o “Programa Agita”, um evento criado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras, que busca promover a prática de exercícios físicos e estimular a coordenação e a atividade motora, além de também promover o estilo de vida ativa e levantar a discussão sobre a importância das atividades corporais e motoras para a promoção da saúde.
Dia Mundial da Atividade Física é comemorado todo ano no dia 6 de abril. Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico. A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, tais como:
– evita o excesso de peso e a obesidade
– previne o aparecimento de doenças
– reduz a tensão arterial
– melhoria da auto-estima
– redução do stress
– contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico
O recomendado é fazer 30 minutos de exercício físico por dia. A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.