Prefeitura participa da campanha de mobilização na luta contra a AIDS

 

Foram fixados “O Laço Vermelho” que simboliza a luta contra a AIDS, no Relógio Quatro faces, Centro de Saúde e Ginásio de Esportes “Stélio Maia”.

 

Laço Vermelho, símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra o vírus.O Dia Mundial de Luta contra o HIV/AIDS foi comemorado em vários países no último sábado 01 de dezembro. Para divulgar a data em Pereira Barreto, a Prefeitura fixou em três locais, o Laço Vermelho, que é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra o vírus.

Os locais que foram fixados o Laços vermelho: Relógio Quatro faces, no Centro de Saúde e no GIME – “Stélio Maia”. A Secretária de Saúde Carmem Gariente Paiva comenta sobre os locais escolhidos, “procuramos três principais pontos diferentes na cidade e com maior fluxo de pessoas, com o objetivo de chamar a atenção para a importância do diagnóstico do HIV/aids, sífilis e hepatites virais”, informou a Secretária.

 

Segundo informações da Secretaria de Saúde do município, o período da Campanha de mobilização contra a AIDS, é de 27/11 à 11/12/12, e a coleta de sangue para exames está sendo realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde. Até o momento já foram coletados 245 amostras de sangue para o exame no município.

Além da ação do Laço Vermelho, a Secretaria de Saúde, realizou panfletagem e palestras em vários pontos da cidade. Dezenas de pessoas também fizeram o teste rápido de diagnóstico da doença. Os alunos da Escola da Família das Escolas Estaduais Coronel Francisco Schimdt e Agnes Liedtk participaram orientando e distribuído preservativos e panfletos da Campanha Fique Sabendo, durante a realização do 3º Circuito em Aguas Abertas na Praia Municipal Pôr-do-sol.

 

De acordo com afirmação de Frank Moore, do grupo Visual Aids, “o laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

Inspirado no laço vermelho, o laço rosa se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama. O amarelo é usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade. O verde é utilizado por ativistas do meio ambiente preocupados com o emprego da madeira tropical para a construção de sets na indústria cinematográfica. O lilás significa a luta contra as vítimas da violência urbana; o azul promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes e, mais recentemente, o azul vem sendo adotado pela campanha contra a censura na internet.

 

Além da versão oficial, existem quatro versões sobre sua origem. Uma delas diz que os ativistas americanos passaram a usar o laço com o “V” de Vitória invertido, na esperança de que um dia, com o surgimento da cura, ele poderia voltar para a posição correta. Outra versão tem origem na Irlanda. Segundo ela, as mulheres dos marinheiros daquele país colocavam laços vermelhos na frente das casas quando os maridos morriam em combate.

Com todas essas variações, o mais importante é perceber que todas essas causas são igualmente importantes para a humanidade.

 

Laço Vermelho, fixado no Relógio Quatro faces no centro da cidade.

 

Laço Vermelho, fixado no Relógio Quatro faces no centro da cidade.

 

Laço Vermelho, fixado no Centro de Saúde

 

Laço Vermelho, fixado no Centro de Saúde.

 

A foto destaco o laço colocado no GIME – “Stélio Maia”.

 

A foto destaco o laço colocado no GIME – “Stélio Maia”.

 

 

Comentários

Deixe um comentário

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2025
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
informatica@pereirabarreto.sp.gov.br