O diagnóstico e o tratamento adequados ao idoso com perda auditiva melhora sua qualidade de vida, preservando o convívio social.
A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta sobre os problemas auditivos em pessoas idosas. A falta de informações e o preconceito fazem com que a maioria dos idosos com perda auditiva demore a procurar ajuda, limitando a sua participação social e qualidade de vida.
A pessoa idosa e parentes devem ficar atentas aos sinais: ouvir e não compreender, aumentar demais o volume do rádio e da TV, falar muito alto ou muito baixo, apresentar barulho ou zumbido no ouvido ou na cabeça ou apresentar tontura e desequilíbrio.
O fonoaudiólogo e o médico otorrinolaringologista são os profissionais capacitados para diagnosticar e tratar a perda auditiva. As condutas indicadas podem ser o tratamento clínico, cirúrgico ou uso de aparelho auditivo.
A Secretaria Municipal de Saúde da algumas dicas para as pessoas que já sofre da perda de audição, e pede para que essas pessoas conversem em ambientes silenciosos, fique próximo ao falante e observe seu rosto e gestos, e sem receios peça para repetir quando não entender.
Quem apresentar um dos sinais de perda auditiva deve se informar na UBS mais próximo da sua casa, para identificar se há ou não necessidade de exames, acompanhamento periódico ou uso de aparelho auditivo.
Assessoria de Imprensa