Maio é o mês de conscientização das hepatites e a Secretaria Municipal de Saúde reforma as informações sobre a doença.
O mês de maio é o mês de conscientização sobre as hepatites. A hepatite é uma inflamação aguda e crônica do fígado. Pode ser causada por infecções (vírus, bactérias), álcool, medicamentos, drogas, doenças hereditárias (depósitos anormais de ferro, cobre) e doenças autoimunes.
A doença apresenta poucos sintomas e, às vezes, só é diagnosticada em exames de rotina, ou durante a investigação de um quadro inespecífico. Poucos são os casos que evoluem para uma forma aguda grave, podendo levar à morte. A importância da cronificação da doença é o potencial para o desenvolvimento de cirrose hepática e, posteriormente, câncer de fígado.
As hepatites A e E geralmente são transmitidas através de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B, C e D são transmitidas através de sangue contaminado, ato sexual ou ao nascimento (contato do sangue contaminado da mãe com o feto). As vacinas existem apenas para as hepatites A e B.
O tratamento da doença depende da causa da hepatite e para prevenção recomenda-se a: Vacinação; Uso de água tratada ou fervida; Lavar bem as mãos após usar o toalete e antes de preparar os alimentos e de se alimentar; Uso de preservativo nas relações sexuais; Lavar bem legumes, frutas e verduras; Não compartilhar seringas e agulhas; Evitar uso abusivo de álcool, medicamentos e drogas; Acompanhamento do pré-natal para aconselhamento adequado e prevenção da transmissão; Uso de material de proteção, por profissionais de saúde.
Assessoria de Imprensa