A prefeitura cumpre mais uma meta estabelecida na atual gestão, que visa oferecer mais serviços com qualidade aos usuários da saúde municipal.
A população de Pereira Barreto passou a contar a partir do dia 16 de janeiro com mais um reforço no campo da saúde: uma médica psiquiatra que atenderá a especialidade no Centro de Saúde como referência para as equipes Saúde da Família.
Com essa profissional integrando a equipe da saúde mental estará suprindo a falta de profissional na área, uma vez que a demanda vem aumentando a cada dia.
Há o empenho na gestão do Prefeito Arnaldo, em garantir serviços de qualidade na saúde em todos unidades de atendimento. Agora os pacientes que precisam de atendimento psiquiátricos como os com transtornos mentais, pacientes que tem problemas com álcool e drogas passarão a ter um atendimento diários.
A psiquiatra, Drª Patricia Afonso, nova médica informou que atenderá os pacientes de segunda a sexta-feira das 7h às 13h. Já a psiquiatra Maria Laura, realiza os atendimentos todas as sextas-feiras, a partir de março ela passará a fazer o atendimento no Centro de Saúde de quinze em quinze dias, nas sextas-feiras das 13h às 18h, isso devido à disponibilidade de carga horária.
Segundo informações da psiquiatra, Drª Patricia Afonso o agendamento das consultas são realizados nas UBS’s com o encaminhamento do médico do programa saúde da família, e os retornos são agendados diretamente com a psiquiatra.
Com novos médicos, a prefeitura cumpre mais uma meta estabelecida na atual gestão, que visa oferecer serviços com qualidade aos usuários da saúde municipal. A meta da secretaria municipal de saúde para este ano é ampliar ainda mais os serviços de saúde para a população e tornar o município de Pereira Barreto uma referência para a região.
A Secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente Paiva informou que a nova contratação veio devido à grande demanda de pacientes, e por ser uma proposta da conferência municipal de saúde mental. Na conferência de saúde mental foi proposto também a implantação do CAPS – Centros de Atenção Psicossocial. O CAPS tem o objetivo de oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário. A Prefeitura está buscando a viabilização desse serviço para o município.
Nova médica contratada Drª Patrícia Afonso.
Assessoria de Imprensa