O fumo é um importante fator de adoecimento, sendo uma das principais causas de morte evitável no mundo.
A Secretaria Municipal de Saúde de Pereira Barreto informa que milhões de pessoas morrem por ano, vítimas do uso do tabaco. O tabagismo é um grave problema de saúde pública, responsável por diferentes doenças e mortes prematuras, em função de doenças pulmonares, infarto do miocárdio, derrames, assim com vários tipos de câncer, além de desencadear e agravar hipertensão etc.
Além do tabaco, o cigarro apresenta muitas outras substâncias prejudiciais, dentre elas, a nicotina, que causa dependência. A partir do momento que o hábito de fumar se torna crônico, a nicotina somente atenua os sintomas tão incômodos da abstinência, que são: confusão mental, nervosismo, ansiedade, insônia e depressão.
A grande concentração de fumantes encontra-se entre 20 e 49 anos de idade. Em todas as faixas etárias, os homens fumam em maior proporção que as mulheres. No entanto, nas faixas etárias mais jovens, a mulher vem fumando mais, diminuindo-se a relação homem/mulher. Esta tendência é grave, pois as mulheres, além da responsabilidade biológica de gerar filhos, convivem com eles intensamente até a adolescência, transformando-os em fumantes passivos e levando-os a encarar o ato de fumar como um comportamento social normal. Sabe-se que nos adolescentes e adultos jovens filhos de pais fumantes há maior prevalência de tabagistas.
Outro grande problema na questão do fumo são os chamados fumantes passivos. Não fumantes constantemente expostos à fumaça de cigarro aumentam o risco de câncer em 10 a 30%. As crianças são as mais atingidas, apresentando maior freqüência de problemas respiratórios agudos. Estima-se que cerca de 20% dos casos de câncer de pulmão são fumantes passivos.
Assessoria de Imprensa