Vice-Prefeita Marialba Carneiro participa de cerimônia com Governador Geraldo Alckimin

Encontro celebrou convênio entre o Governo Estadual com o Banco do Povo Paulista

Vice-prefeita e Secretária de Educação, Marialba da Glória G. Carneiro e o Governador Geraldo Alckimin A Vice-prefeita da Estância Turística de Pereira Barreto, Marialba da Glória Garcia Carneiro, participou de uma cerimônia com o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, na cidade de Araçatuba, na sede SEST/SENAT. O encontro contou também com a participação de prefeitos da região, além do Diretor-Executivo do Banco do Povo Paulista, Antônio Sebastião Teixeira Mendonça e o Secretário do Emprego e Relações do Trabalho Carlos Andreu Ortiz. Na cerimônia foi lançado o Programa de Microcrédito Habitacional Casa Paulista/Banco do Povo Paulista. Acompanhada do Agente de Crédito do Banco do Povo Paulista de Pereira Barreto, Arnaldo Takeshi Tachibana, a vice-prefeita Marialba acompanhou a apresentação do convênio que concederá crédito aos mutuários da CDHU.

Fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Habitação e o Banco do Povo Paulista ligado à Secretaria do Emprego e das Relações do Trabalho, a Casa Paulista oferece uma linha de crédito com juros subsidiados. Das 43 cidades da região, 34 delas contam com o Banco do Povo. O Governador GeraldoVista parcial do público presente na solenidade Alckimin falou da importância da atuação do Banco do Povo e do novo programa para a população: “quando a pessoa contrata um empréstimo em um banco comum, ela está contratado um grande problema também, afinal as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras são altíssimas. No Banco do Povo não. A pessoa paga somente a correção monetária. Esse novo programa permite à pessoa financiar a reforma da sua casa tranquilamente. São R$ 110 milhões investidos do tesouro paulista para o pequeno crédito e ampliação do programa para a população de baixa renda” salientou o Governador.

O programa é destinado aos mutuários adimplentes da CDHU, inclusive aqueles que já quitaram o imóvel (neste caso, é necessário que o imóvel esteja em nome do requisitante). A ação objetiva oferecer empréstimos para a realização de reforma, ampliação ou adequação das moradias. A verba pode ser usada para a compra de material de construção, inclusive mão de obra, em até 50% do valor do material. A linha especial do programa de microcrédito da SERT oferece empréstimos que variam entre R$ 200 e R$ 7,5 mil, que podem ser divididos em até 36 parcelas. A taxa de juros é de 0,5% ao mês – a menor entre as instituições financeiras do país. Entre os requisitos para participar do programa, é preciso ser mutuário da CDHU, residir no imóvel objeto do financiamento, estar adimplente com a Companhia, ter renda familiar de até cinco salários mínimos, não possuir restrições cadastrais e apresentar fiador (pessoa física sem restrições cadastrais, que pode ser um parente de primeiro grau, desde que não resida no mesmo endereço do tomador). O requerente deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cópia do pagamento. Após a liberação do dinheiro, o mutuário deverá apresentar as notas fiscais que comprovem a utilização dos recursos na finalidade proposta até 30 dias após a liberação dos recursos. O vencimento da primeira parcela se dará 30 dias após a assinatura do contrato.

Marialba e o Diretor Técnico da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho Celio Donizeti Kiill