A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realiza a castração gratuitamente através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses)
Os integrantes da Associação de Defesa Animal (ADA) de Pereira Barreto realizaram, na última sexta-feira (16), uma mobilização para conscientizar a população sobre a importância da castração de cães e especialmente de gatos. A vereadora e integrante da ADA, Li Carvalho, destacou a importância da castração para evitar uma superpopulação de animais. “Precisamos da ajuda de todos para que castrem os bichinhos. Sem a castração o problema só vai aumentar em nossa cidade”, disse.
De acordo com Li, estudos atuais mostram que sete casais de gatos, em sete anos podem gerar até 42 mil filhotes. “Castrar o animal é também um gesto de cuidado e amor”, reforçou. A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto oferece este serviço de graça para a população, através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Este benefício é oferecido por meio da Lei Complementar Municipal nº 89, de 13 de março de 2020 que dispõe sobre a política de controle da natalidade de cães e gatos.
O projeto de castração segue o regulamento determinado pelo Decreto Municipal Nº 5.400, de 4 de junho de 2020 que prevê que cada cidadão residente no município pode cadastrar até dois animais domésticos de cada espécie (Cães e Gatos) no banco de dados do CCZ. A idade máxima para cadastro do animal é de sete anos, e mínima para realização da cirurgia é de oito meses para machos e, seis meses para fêmeas.
A castração é feita diariamente pelo CCZ por dois veterinários contratados. Os cadastros para o procedimento devem ser feitos pelo link: pereirabarreto.sp.gov.br/castracao. Além do cadastro no site também é possível visualizar os animais disponíveis para adoção, bem como registrar o interesse em adotar um animal que será avaliado pela equipe do CCZ.
Critérios de Pontuação
– Por dia de espera – 1 pontos
– Cadastro de animal sem raça definida – 100 pontos
– Proprietário acima de 60 anos 200 pontos
– Proprietário inscrito no Cadastro Único – 250 pontos
– Organização Não Governamental (ONG) e protetor de animal independente regularmente cadastrado no Centro de Controle de Zoonoses – 300 pontos
– Doação de animal por ONG e por protetor de animal independente regularmente cadastrado no Centro de Controle de Zoonoses – 300 pontos
– Domicílio em bairro de ocorrência de Leishmaniose – 550 pontos
– Domicílio em bairro de ocorrência de Esporotricose – 550 pontos
– Domicílio em bairro de ocorrência de Raiva – 550 pontos
– Animal de posse do CCZ ou doado pelo CCZ 1000 pontos
E em caso de empate de pontuação, será priorizado o cadastro com mais tempo em espera.