Mais de 2 milhões de pessoas morrem por ano em todo mundo devido a problemas relacionado ao álcool.
O álcool é um problema social, de saúde e familiar, por ser uma droga aceita socialmente e de fácil acesso, é difícil de ser combatida. Porém o álcool é uma droga como qualquer outra e causa muitos problemas. No âmbito social segundo algumas pesquisas o álcool é relacionado a diversos problemas, vejamos alguns exemplos:
– Estatísticas internacionais apontam que em cerca de 15% a 66% de todos os homicídios e agressões sérias, o agressor, vítima, ou ambos tinham ingerido bebidas alcoólicas (Fonte: IIPDROG).
– O consumo de álcool está presente em cerca de 13% a 50% dos casos de estupro e atentados ao pudor (Fonte: IIPDROG).
– No Brasil, dados do Cebrid apontam que 52% dos casos de violência doméstica estavam ligados ao álcool (Fonte: Cebrid).
– Pelo menos 2,3 milhões de pessoas morrem por ano no mundo todo devido a problemas relacionados ao consumo de álcool, o que totaliza 3,7% da mortalidade mundial, segundo um relatório elaborado pela Organização Mundial da Saúde (Fonte: Terra) .
– Pesquisa da UFRJ mostrou que o álcool estava presente em cercade 75% dos casos de acidentes de trânsito com vítimas fatais (Fonte: Fapesp).
– O consumo excessivo de bebidas alcoólicas está relacionado a 42,7% dos acidentes de trânsito com mortes da cidade de São Paulo (Fonte: Folha de São Paulo).
– 12,3 % da população brasileira é dependente de bebidas alcóolicas, contra “apenas” 9% de tabaco e 1% de maconha (Fonte: Ministério da Saúde).
Por isso devemos ficar atentos e não tratar o álcool com naturalidade, como se beber e dirigir fosse normal, ou beber demais todo mundo faz, porque é esta normalidade que aumenta as estatísticas negativas que vimos acima.