Dia Internacional da Mulher será comemorada com atividades em todas as UBS

Para comemorar essa data, será desenvolvido varias atividades de prevenção a saúde da mulher em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município

Dia Internacional da MulherO dia Internacional da Mulher é comemorado nesta sexta-feira, 08 de março, e muitas serão as homenagens e assuntos relacionados a elas. A administração municipal, buscando promover a prevenção da saúde da mulher, estará desenvolvendo varias atividades nesta data comemorativa e as convida para um dia especial nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

Neste dia, todas as equipes de saúde estarão empenhadas em alertar as mulheres em prol de seu bem estar. Serão oferecidos: Exames Preventivos; Resultados da campanha de exame de mamografia realizado em parceria com a carreta do Hospital do Câncer de Barretos; Resultados da Campanha Fique Sabendo; Verificação da pressão, glicemia e peso; Atualização da carteira de vacina; Palestra com a Psicóloga Bárbara sobre Auto Estima; Palestra com a Psicóloga Nayara sobre Alimentação Saudável. O exame preventivo que será realizado neste dia será extensivo o atendimento em horários alternativos todas as quintas-feiras nos horários das 17h às 20h, durante o mês de março.

O dia Internacional da Mulher passou a ser comemorado a partir de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, onde ficou decidido que o dia 08 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, que fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho e foram reprimidas com violência. Sendo cerca de 130 mulheres trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada e todas morreram carbonizadas. Porém somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (organização das Nações Unidas).

O objetivo de criar esta data, não seria apenas comemorar, mas provocar debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado.

Quadro com as datas das Palestras sobre Auto Estima e Alimentação Saudável:

Tabela_35ac1.jpg