Dia Mundial da Saúde Mental foi comemorado nesta quinta-feira

No mundo todo, cerca de 400 milhões de pessoas sofrem algum tipo de transtorno mental.

Foi comemorado nesta quinta-feira (10) o Dia Mundial da Saúde Mental. O Dia da Saúde Mental foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar nossa forma de ver as pessoas com doenças mentais. Em todo o mundo, há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas.

Algumas das doenças mentais mais comuns são a esquizofrenia, o mal de Alzheimer, a epilepsia e alcoolismo. A OMS trabalha para melhorar a qualidade de vida dos doentes mentais, bem como de seus familiares e de todas as pessoas ao seu redor.

É sempre importante ressaltar a importância da luta contra a segregação e da humanização do olhar para o paciente de saúde mental, sendo a discriminação uma das maiores maneiras de gerar o sofrimento psíquico. Um poema de Bárbara Teodósio sintetiza bem a questão do doente mental:

“Musa: Loucura

Ah! Nossa bela e idealizada Loucura

Nestes dias nos aparece como uma musa,

Porém ao mostrar tua face

Enxergamos suas marcas e cicatrizes

Percebendo o quanto és feia,

O quanto confundimos loucura com liberdade.

Desculpe, ingênuos, mas loucura não é liberdade.

Liberdade não existe e loucura é real.

Há muitas poesias sobre a Loucura.

Existem belas músicas sobre a Loucura.

E mais do que músicas e poesias, existe muita crueldade com a loucura!

Existe choque-elétrico, preconceito, discriminação, remédios, hospícios, violência, abuso, isolamento, exclusão, tortura, entre outras coisas que não foram reveladas.

O surto não é belo.

O delírio não é falso.

Os gritos são reais.

Os olhos não brilham após os remédios.

As pernas e os braços não se movem.

E há muito sofrimento.

Mas é garantido, conseguimos viver mesmo sendo: ansiosos, neuróticos, psicóticos, esquizofrênicos, ciumentos, dependentes, complicados, suicidas, bêbados, depressivos, hiperativos, obsessivos, compulsivos, ou os dois juntos obsessivos compulsivos, desmemoriados, passivos, agressivos, sádicos, ninfomaníacos, anoréxicos, individualistas, melancólicos, angustiados, histéricos, tarados, assexuados…

Se você se encaixou em alguns destes diagnósticos

Parabéns você é humano!

Então vamos ter um olhar mais humano sobre a saúde mental.

Nós temos o direito à saúde, física, mental e social.”