Dia Mundial do Diabetes é comemorado neste sábado

Data buscar alertar e prevenir a população sobre a doença.

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado neste sábado (14), em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922. Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.

O Dia Mundial do Diabetes, trouxe a cor azul para as campanhas mundiais de divulgação e sensibilização em relação ao tema, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.

As campanhas do Dia Mundial da Diabetes visam consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes. Para as pessoas que sofrem de diabetes, as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento da diabetes de forma a compreender a doença e prevenir as complicações. Cerca de 285 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e em 2030, este número deve chegar a 438 milhões.

A celebração do Dia Mundial da Diabetes tem como finalidade primária chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problemática da Diabetes Mellitus.

Desta forma, visa-se a prática da atividade física, a adoção de uma alimentação saudável e a educação em diabetes. Esses três pilares são fundamentais para a manutenção de uma vida saudável, pelos pacientes com diabetes.

– Atividade Física: Praticar atividades físicas de forma regular, ingerir bastante água e alimentar-se antes da realização dos exercícios.

– Alimentação Saudável: Alimentar-se de 3 em 3 horas dando preferência a alimentos ricos em fibras (dão a sensação de maior saciedade, ajuda no controle glicêmico e controle do colesterol) e pouco açúcar. Lembrando que é importante a associação de ingestão de fibras com água, também ingerir água (em média 2 litros por dia).

– Educação em diabetes: entender a doença, tomar as medicações na hora e dose correta, se for insulina dependente fazer a aplicação diária alternando os locais de aplicação para evitar formação de caroços e respeitar a distancia de 3 cm de uma aplicação da outra. Também evitar aplicação perto de manchas e cicatrizes. É importante realizar os exames periodicamente, fazer o A.E (atendimento de enfermagem) para monitoramento do controle glicêmico.