Administração Municipal investiu na melhoria do sistema municipal de saúde e busca novas metas para atender a todos os pereira-barretenses de maneira igualitária.
A saúde sempre foi uma das principais pautas da gestão pública em todos os lugares. Oferecer qualidade e eficiência nessa área é um grande desafio para todo administrador público. Em Pereira Barreto, um novo planejamento para saúde municipal nasceu ainda em 2008, quando o recém-eleito prefeito, Arnaldo Enomoto, convidou a sra. Carmem Guariente Paiva para assumir o posto de Secretária Municipal de Saúde.
Dentre as prioridades definidas pelos gestores estavam capacitar as equipes da área para que pudessem continuar o trabalho técnico e de gestão, mesmo após o fim do mandato, discutir as diretrizes e temas prioritários através de reuniões transparentes, e oferecer o máximo para os munícipes na área de saúde, buscando a resolução rápida de problemas.
Desde então, foram estabelecidas diretrizes principais em que as ações desenvolvidas pela Administração Municipal estariam de acordo com as responsabilidades assumidas no Pacto de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde), visando a fortalecimento da Atenção Básica de Saúde através da Estratégia “Saúde da Família”.
Assim, começou um processo que prossegue até hoje com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) sendo estruturadas desde as instalações físicas, recursos humanos, materiais, capacitação da equipe de saúde, reorganização do processo de trabalho com descentralização das atividades.
Os princípios do SUS foram adotados para nortearem as ações da gestão municipal em relação à saúde dos pereira-barretenses: acesso universal, equidade, integralidade, descentralização, hierarquização, regionalização e a Política Nacional de Humanização e Educação Permanente.
Atenção Básica: a grande virada
O primeiro passo para atender a demanda na área da saúde de Pereira Barreto foi adotar o agendamento de consultas por horários em todas as UBS, evitando as antigas filas que se formavam nas unidades logo na madrugada. Em seguida, foi implantada a rede de acolhimento, onde as pessoas que procuravam as UBS para agendamentos eram acompanhadas pela equipe de enfermagem, que avaliavam a situação do agendamento, se era imediato, agendado no mesmo dia ou no dia seguinte, ou de acordo com a disponibilidade de vagas.
Através da implantação do programa Saúde da Família, 100% das famílias pereira-barretenses na zona urbana contam com atendimento de qualidade, realizado pelas 7 equipes municipais de saúde. Além disso, a admissão de novos funcionários em todos os setores asseguraram a realização de procedimentos de enfermagem, vacinação, curativo, dispensação de medicamentos em todas as unidades básicas de saúde.
A zona rural também foi incluída dentro das novas diretrizes: foram feitas as reformas dos pontos de atendimento e a compra de diversos veículos, como motos e camionete, para atender melhor a população do campo.
Um ponto alto do novo jeito de gerir a saúde de Pereira Barreto foi a implantação da Equipe de Saúde Bucal nas equipes da Saúde da Família das UBS COHAB, “Celestino de Carvalho” no bairro Jardim Ipê e UBS “Valter Gatti” no bairro Nova Veneza.
A população também passou a ter acesso aos projetos de atividades físicas e hidroginástica, estas em parceria com o Departamento de Esportes. Inicialmente as atividades eram realizadas em todas as unidades de saúde, porém o sistema foi reorganizado e as aulas passaram a acontecer nos Polos de Academia de Saúde.
A criação do CASF – Centro de Apoio à Saúde da Família – foi muito importante para regularizar o agendamento de transportes, a regulação da Saúde Municipal, o agendamento de consultas e exames especializados a partir das demandas encaminhadas pelas UBS, além de prestar apoio administrativo para todas as UBS e realizar a supervisão da atenção básica.
A implantação do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – foi fundamental para aumentar a gama de serviços para a população, com profissionais como psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, pediatra, assistente social e farmacêutico para desenvolverem ações de apoio às equipes da saúde da família, atendimento em conjunto, capacitações, elaboração de plano terapêutico, ações e projetos a partir do diagnóstico de cada território da Saúde da Família. Sem dúvida, mais uma forma de humanizar e cuidar da população.
Outras ações como a implantação de teste rápido para diagnóstico de gravidez em todas as unidades, a implantação de teste rápido para diagnóstico da sífilis, AIDS e hepatite em todas as unidades, a realização de exame Papanicolau em horário noturno, a parceria com o Projeto de Prevenção de Câncer do Colo Uterino com o Hospital de Câncer de Barretos, garantindo qualidade nos exames e acesso em tempo oportuno a exames e tratamentos especializados, a implantação do Programa de Controle de Tabagismo, foram importantes para atender de maneira mais eficiente a toda população.
Reestruturação e construção de UBS: ampliando e otimizando os serviços para todos
Outra forma da atual Administração Municipal pensar em melhorar a Saúde de Pereira Barreto foi tornar as UBS locais propícios e adequados para atender a todos. Foram adquiridos novos materiais de trabalho, como computadores, climatização adequada, veículos para atender todas as UBS, dentre outros.
No entanto, o ponto alto foi a construção de duas novas UBS: a UBS “Dr. José Alexandrino Filho”, no bairro Vila Marão e a UBS “Antônio Domiciano Barbosa”, localizada no bairro Lapinha. A população dessas comunidades passou a ser atendida em um local mais próximo e mais rapidamente, desconcentrando o número de pessoas de outras UBS.
As outras UBS de Pereira Barreto também foram reformadas, e ampliadas, como a UBS “Valter Gatti”, no bairro Nova Veneza.
Novo jeito de gerir a Atenção Básica
A administração teve como uma das principais metas a gestão da fila de agendamento das especialidades pelas Unidades Básicas de Saúde para o AME e Centro de Saúde, o acompanhamento da fila, da demanda reprimida através de planilhas que são avaliadas pela Direção da Atenção Básica e Regulação direcionando a reorganização das cotas e contratação dos serviços a fim de atender as necessidades. Esta experiência exitosa trouxe o prêmio “David Capistrano” para o município em 2014, conhecido popularmente entre os gestores municipais de saúde como o Óscar da Saúde.
A Administração Municipal também voltou seu olhar para as capacitações dos membros da Equipe Municipal de Saúde, contando com todo o apoio institucional, cursos de aprimoramento e cursos de especialização, tanto na modalidade presencial quanto a distância.
Outra ação eficiente foi a implantação de dispensação de medicamentos básicos nas UBS dos bairros Jardim Ipê, Nova Veneza e Lapinha. A Administração Municipal atendeu a reivindicação da população dessas localidades e os medicamentos “controlados” continuam sendo dispensados somente no Centro de Saúde.
A Zona Rural passou a contar também com uma equipe própria de Saúde Bucal, além de ter sido feita uma reorganização do atendimento na zona rural, garantindo cumprimento do cronograma de atendimento da equipe.
Média e Alta Complexidade: eficiência para a população ser atendida pelas especialidades
Mesmo não sendo uma responsabilidade direta da Administração Municipal, as média e alta complexidade não foram esquecidas no novo jeito de gerir a Saúde Pública.
O agendamento de consulta para especialidade passou a ser com horário marcado realizado pelas UBS através de sistema informatizado, com encaminhamento do médico da Saúde da Família e casos prioritários passaram a ser identificados pelo médico através da consulta agilizada.
Foram implantados dois serviços fundamentais para melhor conhecer os pacientes através da contratação do serviço de assistência social na Secretaria de Saúde e o atendimento de nutrição.
Com a implantação da Central de Agendamento, responsável pelo agendamento das consultas de especialidades fora do município e do transporte em espaço físico adequado, as antigas filas, que geravam até brigas e confusões, foram extintas.
A administração também realizou informatização da UBS III “Dr. Dermival Franceschi” – Centro de Saúde, que conta com cadastros detalhados dos pacientes, agendamentos rápidos e atualmente se encontra em fase de implantação o prontuário eletrônico.
A aquisição de ambulâncias, vans, contratação de serviço para transporte de pacientes, melhoraram significativamente este tipo de atendimento. A implantação do serviço de remoção inter-hospitalar por UTI Móvel, a contratação de psiquiatra com atendimento diário, que era feito antigamente de forma semanal, a contratação de psicólogo para integrar a Equipe de Saúde Mental e a contratação de fonoaudiólogos, também merecem destaque.
Além do transporte em veículo oficial da Administração Municipal, podem ser oferecidas passagens para ônibus de linha, otimizando os recursos e ampliando a oferta de transporte para tratamento especializado em serviços de referência em outros municípios.
A implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) oferta especialidades de cirurgia, atendimento a pacientes com necessidades especiais, endodontia, periodontia, o que aumentou a resolutividade na área odontológica. Através do CEO foi realizada a ampliação da oferta da quantidade e tipo de prótese dentária. Tal organização da Saúde Bucal foi merecedor do prêmio “Sorria São Paulo”, primeiro lugar no Estado de São Paulo e sexto lugar no âmbito nacional pela organização da gestão.
Porém, a eficiência do município é mostrada no agendamento de consultas no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) do município de Andradina: apenas em 2015, foram agendadas mais de 5200 consultas no AME, sendo que para Pereira Barreto foram ofertadas pouco menos de 4700. Os números se explicam: quando ocorre uma desistência de uma consulta de outro município, a Equipe de Agendamento de Pereira Barreto já “pesca” essa vaga para agendar com um paciente daqui.
Analisar os processos e buscar resolver os problemas: novos desafios para a Saúde
A transformação da Saúde Municipal de Pereira Barreto foi nítida nos últimos anos, porém os gestores e os profissionais da Equipe Municipal de Saúde já procuram formas de tentar resolver os problemas futuros.
A implantação de uma ouvidoria, de monitoramento e avaliação dos processos de trabalho, a regulação de forma contínua, envolver os trabalhadores de saúde no projeto do SUS, implementar a educação permanente, implantar monitoramento de custo, elaborar o processo de padronização das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e implantar um Plano de Cargos e de Salários, dentre outros, são novos desafios a serem superados nos próximos anos.
No entanto, a base está toda pronta, foram 7 anos de trabalho duro e pesado para buscar melhorar o sistema municipal de saúde pública. E as transformações são vistas facilmente.
O trabalho quando é feito com seriedade, se vê e se dá valor.
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