O público-alvo é a população sexualmente ativa. A ideia é reforçar o uso do preservativo como medida de prevenção
A Equipe da Saúde da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, estará durante todos os dias de carnaval trabalhando na divulgação da campanha de prevenção às DST/aids para o carnaval deste ano do Ministério da Saúde. Lançada na última quinta-feira do mês de janeiro. Tem como tema “A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”, a campanha pretende chamar a atenção para a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação em tem como público-alvo a população sexualmente ativa.
O objetivo da ação é conscientizar a população para a prevenção da doença, incentivando o uso da camisinha em todas as relações sexuais e tem como marca um tom mais sério em todo o seu conteúdo. A ideia é fazer uma comparação mostrando que o uso do preservativo pode ser tão simples quanto outros hábitos comuns do dia a dia.
De acordo com informação da vigilância epidemiológica o trabalho durante o Carnapraia será realizado com a entrega de camisinha e orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis. A preocupação da Administração Municipal com a gravidade da doença e a importância do preservativo são alguns dos destaques do trabalho de divulgação durante o carnaval. A Secretaria de Saúde do município também incentiva o diagnóstico precoce por meio da campanha – que também está incentivando a testagem no município, por meio da ação “Fique Sabendo” – estratégia de mobilização direcionada à ampliação do diagnóstico precoce de aids. A meta é possibilitar às pessoas que vivem com HIV e não sabem disso, público estimado segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil em 150 mil, façam o teste. “O diagnóstico precoce, seguido do acesso a medicamentos antirretrovirais e do acompanhamento clínico adequado, são os grandes responsáveis pelo aumento da qualidade de vida dos portadores do HIV”, observou o Ministério da Saúde.
De acordo com a Secretária de Saúde Carmem Silvia G. Paiva, o trabalho de divulgação é considerado uma ação pontual com maior destaque neste período carnavalesco, já que ações preventivas são realizadas regularmente pela equipe e mostra a preocupação da Administração Municipal com a doença. Segundo a Secretária, pesquisa do Ministério da Saúde no último ano, aponta uma queda no uso da camisinha de 58% para 49%, em todas as faixas etárias, nas relações com parceiros casuais, isso mostra que intensificar a divulgação é de fundamental importância para a prevenção à DST/aids, disse a Secretária de Saúde.
A foto de arquivo destaca a Equipe de Saúde, durante o Carnapraia de 2011
“A vida é melhor sem aids. Proteja-se, use sempre camisinha.” Esse é o conceito da campanha de prevenção à aids para o carnaval 2013.