Município tem 70 casos confirmados de dengue, por isso é importante a população continuar fazendo o trabalho de limpeza de quintais, evitando deixar água parada.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando diversas ações para conter o avanço da dengue no município. Embora todos estejam com as atenções voltadas para a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, a Equipe Municipal de Controle de Vetores vem realizando ações de bloqueio e nebulização nos locais onde foram confirmados casos positivos de dengue. Até o momento, Pereira Barreto tem 70 casos confirmados da doença.
A Administração Municipal pede para que a população continue adotando ações em suas residências para evitar o surgimento dos criadouros do mosquito transmissor de doenças. Vale lembrar que o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, também é responsável pela transmissão de outras duas graves doenças: febres Zika e chikungunya.
Além disso, a Prefeitura Municipal pede para que a população colabore com a Equipe Municipal de Controle de Vetores, que tem encontrado dificuldades de entrar nas residências para aplicar o inseticida. A aplicação só pode ser realizada no período da manhã, devido a preconização do Ministério da Saúde e da SUCEN, que proíbe que o uso de inseticida no período da tarde.
A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus, que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos, tornando a nossa região um local de risco para a população em relação a essa doença. Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea.
Na dengue clássica nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.
A Prefeitura Municipal vem intensificando o combate aos focos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da doença. As equipes municipais de saúde vêm desenvolvendo atividades de bloqueios, eliminação de criadouros, nebulização dos alados e orientações sobre doença como sintomas e sinais e medidas preventivas. Além disso, os munícipes podem conferir dicas de combate à dengue através de uma página especial sobre a doença no link: https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/dengue/ .