Mulheres de Pereira Barreto devem procurar as UBS para serem atendida pelo Programa Saúde da Mulher

Programa objetiva promover a melhor qualidade de vida para as mulheres.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto desenvolve no município o Programa Saúde da Mulher, que é um programa que dá assistência integral a saúde da mulher, através de diversas ações, como:

– Atividade de Assistência Integral clínico ginecológico;

– Aprimoramento do Controle pré-natal, do parto, abordagem dos problemas presentes desde a adolescência até a 3º idade;

– Controle das doenças transmitidas sexualmente, do câncer cérvice-uterino e mamário (exames de preventivo e mamografia) e a Assistência para contracepção.

Fazendo parte do SUS, nas Unidades Básicas de Saúde, está disponível essa Assistência Integral.

Uma doença muito comentada hoje em dia é o HPV, que é uma infecção muito comum, causada por um vírus e é transmitido pelo contato direto com a pele contaminada, durante o sexo oral, por meio de objetos como toalhas, roupa íntima, mas ainda assim o preservativo (camisinha) consegue barrar entre 70 e 80% das transmissões e também prevenir de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Do dia 10 de Março ao dia 10 de Abril haverá vacinação contra o vírus HPV para adolescentes de 11 a 13 anos, nas escolas e também nas Unidades de Saúde de Pereira Barreto.

As UBS disponibilizam preservativos para a população, que além de protegerem contra doenças, também previnem uma gravidez indesejada, principalmente as meninas na adolescência e jovens.

O SUS oferece opções para cada mulher, a escolha da maneira mais confortável de evitar uma gravidez, como:

– Injetável mensal
– Injetável trimestral
– Anticoncepcional oral
– Anticoncepcional para quem está amamentando
– Anticoncepcional de emergência
– Preservativos (masculino e feminino).

Outra forma de prevenir uma gravida é o anticoncepcional de emergência, que talvez muitas pessoas desconheçam. Chama-se Levonorgestrel e os efeitos colaterais são reduzidos e confere maior efetividade.

O objetivo do anticoncepcional de emergência é prevenir a gravidez indesejada após a relação sexual em que houve falha do método contraceptivo ou acontecer de forma desprotegida, como:

– Esquecimento do anticoncepcional oral ou atraso do injetável, cálculo incorreto do período fértil, casos de violência sexual.
– Não deve ser usado quando existe confirmação de gravidez.

– Não deve ser usado como rotina, pois se usado respectivamente, diminui a sua eficácia.

– A 1º dose deve ser iniciada até 72 horas ou 3 dias do coito desprotegido e a segunda dose 12 horas após a primeira.

Nas Unidades de Saúde e Centro de Saúde este medicamento está disponível e não é necessária receita médica.

É feito o acolhimento e é fundamental ouvir e analisar a história da usuária, com atenção especial a adolescente e orientar sobre o uso.

O acesso à contracepção de emergência é um direito das mulheres adultas, jovens e adolescentes e deve ser amplo e livre de preconceitos e julgamentos.

Portanto, procurem as Unidades Básicas de Saúde que conta com equipes multiprofissionais e quando necessitarem, com certeza serão bem acolhidas e atendidas.