Paciente de Pereira Barreto é o primeiro caso suspeito de vítima do vírus H1N1 do município

Óbito ocorreu em um hospital da região. Prefeitura Municipal pede atenção dos munícipes com os sintomas da doença.

Uma mulher de 61 anos de Pereira Barreto veio a óbito no hospital de um município da região, com suspeita de ser vítima do vírus H1N1, mais conhecido como a gripe suína. Um homem de 53 anos, também com suspeita de ter contraído o vírus, está internado em outro hospital da região. Outro paciente com suspeita de estar com a doença encontra-se internado na Santa Casa de Misericórdia de Pereira Barreto.

Na região, diversos municípios já registraram casos de morte por conta do H1N1. Por isso, a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto pede atenção aos munícipes em relação aos sintomas da doença. Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes, no entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º a 39º, de início repentino, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta e dores nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Quem apresentar estes sintomas deve procurar a Santa Casa de Misericórdia imediatamente, visto que o vírus H1N1 é contagioso e se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

É de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação.

A Prefeitura Municipal ainda aguarda os resultados dos exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz para confirmar ou não o contagio pelo H1N1.