Alimentação é cada vez mais um motivo de atenção por parte dos pais.
Com o início do ano letivo, vem a preocupação dos pais com a alimentação da garotada durante o período de aulas. A ajuda dos pais no preparo e na montagem da lancheira é muito importante para estimular a alimentação saudável nas escolas. Como, às vezes, as crianças não escolhem opção mais saudáveis ou as cantinas escolares não oferecem refeições saudáveis, a solução está nos lanches levados de casa.
E o consumo frequente de alimentos com pouco nutrientes e muito calóricos é prejudicial à saúde especialmente de crianças e adolescentes ainda em desenvolvimento
Muitas vezes as crianças resistem em levar o lanche de casa porque a maioria dos amiguinhos come na cantina da escola. Nesse caso, como sugestão, os pais podem aproveitar o momento de preparar a lancheira e explicar para os filhos a importância de se alimentar bem, mas sem privar a criança dos lanches mais calóricos: é só estabelecer um acordo com os filhos e reservar um dia da semana para a cantina, por exemplo.
Os pais devem ficar atentos ao que as crianças andam comendo na escola, pois é um hábito as crianças dividirem os lanches. Mesmo que estejam levando alimentos saudáveis de casa, podem estar comendo guloseimas compartilhadas com outros amigos. Uma sugestão é além de falar sobre a importância do lanche saudável que a criança leva para a escola e estipular apenas um dia em que as guloseimas sejam permitidas.
Quando os filhos são adolescentes e a cantina é quase inevitável, o melhor é orientá-los a escolher os salgados assados (que são menos gordurosos que os fritos), um suco (se possível, melhor optar por sucos naturais ou em polpa) e um iogurte ou vitamina à base de leite (que são boas fontes de cálcio, nutriente importante nessa idade). Mesmo se alimentando na cantina, as crianças e os adolescentes podem escolher os lanches mais leves e nutritivos, tudo é uma questão de escolha.
Crianças que estudam de manhã ou à tarde, geralmente vão para a escola sem o café da manhã. Por causa disso, elas precisam de um lanche mais reforçado na hora do intervalo. A lancheira destas crianças deve conter um líquido (por exemplo, uma garrafinha de suco natural ou em polpa), pão ou bolo, queijo (ou achocolatado feito em casa mesmo) e frutas variadas. Já para as crianças que fizeram uma primeira refeição, os pais e/ou a criança podem escolher apenas duas das opções citadas. É importante lembrar que os queijos, iogurtes e leites devem ser embrulhados em papel alumínio para conservar a temperatura dos alimentos. E se possível escolher uma lancheira que seja térmica.
Uma boa refeição é um dos segredos para um melhor desenvolvimento infantil além de proporcionar disposição e energia, melhora a memória e atenção e garantir crescimento saudável da criança. Só para reforçar, é sempre bom passar para as crianças a importância de uma boa alimentação e estimulá-las a participarem da montagem do lanche para que haja uma melhor aceitação. O ideal é conscientizar as crianças, desde cedo, sobre a importância de se equilibrar diferentes nutrientes na mesma refeição e ao longo da semana.