Apresentação foi realizada na V Conferência Municipal de Saúde neste sábado
O tema central da V Conferência Municipal de Saúde realizada neste sábado (29) foi “Cuide-se! É melhor remédio”. Os presentes tiveram a oportunidade de assistir à uma palestra voltada especialmente para o tema, com a Articuladora da Atenção Básica do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba, Maristela Rodrigues Marinho.
Maristela começou sua apresentação falando da importância da organização das políticas públicas de saúde e interceptar uma causa para prevenir os efeitos de uma doença e que existem três níveis de atuação para prevenção: primário, secundário e terciário.
A palestrante explicou que o nível primário passa pela promoção e proteção da saúde. A alimentação saudável, que está englobada neste nível, merece atenção desde o nascimento, já que nos seis primeiros meses o único alimento que o bebê necessita é o leite materno. Outros hábitos como o combate ao tabagismo, às drogas e ao álcool são primordiais para a proteção da saúde, já que estas substância são extremamente agressiva ao corpo humano.
O estresse e a higiene pessoal também fazem parte da promoção da saúde, já que o estresse é frequentemente apontado como o principal fator de decorrência de algumas doenças, já higiene pessoal evita o proliferação de micróbios presentes no dia a dia que podem afetar o sistema imunológico humano. Outras preocupações, como a precaução contra animais peçonhentos e a proteção contra a exposição ao sol, devem ser destacadas para a saúde.
O acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento das crianças deve ser muito bem feito, inclusive com a imunização. A imunização através de vacinas, inclusive se dá até mesmo em adultos, idosos e gestantes, já que o Brasil possui o melhor programa de imunização do mundo e dessa forma faz um acompanhamento detalhado do controle das vacinas nas diferentes idades.
Maristela abordou logo em seguida os níveis secundários e terciários, onde são destacados o diagnóstico, tratamento e reabilitação. O diagnóstico e o tratamento precoce de alguma patologia são abordados no segundo nível, onde são destacados exames preventivos, exames e o tratamento. Programas como o Programa Nacional de Triagem Neonatal (teste do pezinho), e os exames Papanicolau e o autoexame das mamas ajudam na identificação de doenças ainda no seu estágio inicial, facilitando o tratamento. A prevenção contra as DSTs e os inquéritos para descoberta de casos, como o exame glicémico e a aferição da pressão, também são fundamentais para o monitoramento da saúde pessoal.
Foto: Palestrante Maristela Rodrigues Marinho