Pereira Barreto registra novo caso de leishmaniose em criança de 11anos

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria de Saúde, registrou mais um caso de leishmaniose em humanos: uma menina de 11 anos. De acordo com informações da Santa Casa, onde ela está internada, a criança se recupera bem e deve receber alta em breve. No município cinco casos foram notificados neste anos de 2021. Uma senhora, contaminada com a doença, morreu.

Ações de limpeza e conscientização são feitas constantemente pela Prefeitura nos bairros da cidade. A leishmaniose visceral é transmitida por meio da picada do mosquito palha. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da leishmaniose visceral.

Esse tipo de leishmaniose afeta os órgãos internos, geralmente baço, fígado e medula óssea. Algumas pessoas não apresentam sintomas. Em outras, os sintomas podem incluir febre, perda de peso e inchaço do baço ou fígado. “O combate a doença deve ser feito o ano todo. A população precisa colaborar mantendo limpos seus quintais”, informou a Chefe do Serviço de Educação Permanente e Gestão Participativa, Keila Fukao.

Comentários

Este post tem um comentário

  1. Cleonice Carvalho Rodrigues

    Boa tarde. A leishimaniose precisa a Prefeitura fazer um trabalho de conscientização da população pra não criar galinhas nos quintais , a culpa maior é da população e quem paga são os cães. Precisa multar quem insiste em criar galinhas e também cada um limpar seus quintais

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]