Administração Municipal pede para que a população continue adotando ações em suas residências para evitar o surgimento dos criadouros do mosquito transmissor.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, em levantamento realizado nesta quarta-feira (14), registrou os 7 primeiros casos de dengue no município neste ano. A Administração Municipal pede para que a população continue adotando ações em suas residências para evitar o surgimento dos criadouros do mosquito transmissor de doenças. Vale lembrar que o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, também é responsável pela transmissão de outras duas graves doenças: febres Zika e chikungunya.
As orientações todos já conhecem, mas sempre é bom relembrar:
– Não deixe nenhum recipiente que acumule água em seu quintal, terreno ou comercio;
– Limpe calhas, lajes…as folhas obstruem as passagens de água;
– Verifique se as caixas d’água estão devidamente vedadas.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que os mosquitos só nascem se houver ambientes com água parada, por isso é necessária a colaboração de todos. O inseticida não pode ser usado indiscriminadamente, já que os mosquitos ficam resistentes e matar os mosquitos não resolve o problema se não houver a eliminação dos criadouros.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda reforça que a responsabilidade é de todos e que os agentes estão trabalhando: “mas, e você? Já limpou seu imóvel hoje? Cinco minutos por dia são suficientes! Dengue dói e já matou muita gente!” destaca a Secretaria.
A Prefeitura Municipal vem intensificando o combate aos focos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da doença. As equipes municipais de saúde vêm desenvolvendo atividades de bloqueios, eliminação de criadouros, nebulização dos alados e orientações sobre doença como sintomas e sinais e medidas preventivas. Além disso, os munícipes podem conferir dicas de combate à dengue através de uma página especial sobre a doença no link: https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/dengue/ .