Prefeitura Municipal alerta sobre os perigos da sífilis

Doença é sexualmente transmissível e pode provocar abortos e más formações fetais.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto alerta a população sobre a sífilis, uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) que pode ser dividida em dois tipos:

– Adquirida

É uma doença infecciosa crônica causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, adquirida, na maior parte das vezes, por contato sexual com outra pessoa contaminada.

– Congênita

Existe também a sífilis congênita que é aquela transmitida ao bebê através da placenta durante a gestação se a gestante não fizer o pré-natal adequadamente e se não for tratada a tempo durante a gestação o bebê adquire a doença e pode apresentar aborto, más formações fetais (deformidades), óbito neonatal ou natimorto (feto que nasce sem vida)  ou  outros sintomas graves da doença.

O que acontece se não for tratada?

Se não tratada, progride ou evolui tornando-se crônica e com manifestações sistêmicas, isto é, comprometendo várias partes do corpo. Sua progressão ou evolução, de acordo com o grau de comprometimento do corpo, ao longo do tempo, foi dividida em estágios (primária secundária e terciária).

O que seriam estas fases da doença? Quais os sintomas aparecem?

Estas fases são a evolução ou progressão da doença como ela vai se desenvolvendo no nosso organismo. As duas primeiras fases são as de características mais marcantes de infecção, quando se observam mais sintomas e é mais transmissível.

Na sífilis primária surgem pequenas feridas nos órgãos genitais (cancro duro) que é uma ferida com bordas endurecidas e profundas com o fundo macio e pouco dolorida que desaparecem espontaneamente e não deixam cicatrizes; gânglios aumentados e ínguas na região das virilhas que desaparecem em média após 21 dias;

Na sífilis secundária aparecem geralmente após 4 a 8 semanas dos sintomas anteriores com manchas vermelhas na pele que são manchas pequenas com 3-10mm de diâmetro, róseas ou violáceas e planas, que não coçam ou doem podem ocorrer também na mucosa da boca, nas palmas das mãos e plantas dos pés; febre; dor de cabeça; mal-estar; inapetência(falta de apetite); manifestações que também podem regredir sem tratamento, embora a doença continue ativa no organismo;

Já na sífilis terciária aparecem geralmente após o primeiro ano da evolução em indivíduos que não receberam tratamento adequado ou sem tratamento, com comprometimento do sistema nervoso central, do sistema cardiovascular com inflamação da aorta e outras complicações cardíacas, lesões na pele e nos ossos. É a fase mais grave da doença.