Avanço da doença vem sendo contido pela Prefeitura Municipal, porém, é preciso que toda a população colabore com ações simples que ajudam a acabar com o mosquito transmissor da doença.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto mostrando toda sua transparência em relação à saúde municipal, realizou mais uma atualização nos dados referentes aos casos de dengue confirmados no município. No último levantamento realizado na manhã desta quinta-feira (31), foram confirmados 156 casos de dengue no município. Outros 24 estão sob suspeita.
A Administração Municipal vem adotando várias medidas para conter o avanço da doença. Na última semana, o Prefeito Arnaldo Enomoto convocou uma reunião com os secretários municipais para tratar especificamente sobre o assunto, solicitando que todos mobilizem suas equipes para trabalhar com engajo nessa questão. Atividades educacionais também estão sendo desenvolvidas junto aos alunos das escolas municipais, a Equipe Municipal de Obras está cuidando da limpeza de vários pontos da cidade.
A Equipe Municipal de Saúde também está realizando todo o trabalho de campo para combater os focos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, e que também é responsável pela transmissão das febres Zika e chikungunya.
No entanto, é preciso que os munícipes adotem medidas, que são simples, para colaborar no combate à dengue: eliminar a água parada em vasos, garrafas, pneus e outros objetos que possam acumular líquido. Colocar telas de proteção nas janelas e instalar mosquiteiros na cama também são medidas preventivas. Vale também usar repelentes e escolher roupas que diminuam a exposição da pele Mas lembre-se, toda ação visando acabar com os criadouros do mosquito da dengue não devem prejudicar o meio ambiente.
Em caso da detecção de focos de mosquito que o morador não possa eliminar, é importante acionar a Secretaria Municipal de Saúde.