Prefeitura Municipal dá início à segunda fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose

Campanha visa identificar precocemente os casos de tuberculose bacilíferos, interrompendo assim a cadeia de transmissão da doença.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto deu início nesta segunda-feira à segunda fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose. A Equipe Municipal de Saúde realizará a campanha até o dia 21 deste mês.

A campanha visa identificar precocemente os casos de tuberculose bacilíferos, interrompendo assim a cadeia de transmissão da doença.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, nesse período serão interrogadas ativamente pessoas acima de 15 anos de idade sobre a presença de tosse e sua duração para descobrir mais precocemente os casos ao invés de aguardar passivelmente que o doente procure atendimento, reduzindo a transmissão e evitando mortes.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É uma doença contagiosa, o micróbio responsável pela tuberculose é uma bactéria em forma de pequenos bastões que é transmitido pelo ar. Quer dizer, que passa de uma pessoa para outra e que atinge principalmente os pulmões, mas podem ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. O principal sintoma da doença é a tosse por três semanas consecutivas e o tratamento pressupõe o uso de antibióticos por cerca de seis meses.

A doença se pega quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo com o micróbio da TB. Aí, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão. É assim que acontece o contágio: o micróbio da TB (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão.

A melhor maneira de se prevenir da doença, é identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para tratá-los logo, reduzindo a chance de contaminação do ar. E, se o ar não fica contaminado, evita-se a transmissão do bacilo para outras pessoas. Há também medidas de proteção individual, como a vacinação com BCG e a prevenção com remédio, que se chama quimioprofilaxia. A vacina BCG é aplicada no primeiro mês de vida e é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, nas crianças.

Toda a pessoa que apresente tosse por 3 ou mais semanas deverá procurar o Posto de Saúde, para ser avaliado por um médico e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.

Os pacientes de tuberculose recebem os remédios gratuitamente que são distribuídos na UBS III “Dr. Dermival Franceschi”, o Centro de Saúde. O tempo necessário para o tratamento da doença é, em geral, seis meses. Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento. E quando o paciente com tuberculose abandona por conta própria o tratamento, isto possibilita o surgimento de “bacilos de Koch” resistentes aos remédios que hoje usamos para tratar a doença, dificultando o tratamento e podendo levar à morte ainda mais facilmente.