Prefeitura Municipal está realizando a capacitação com os servidores públicos sobre a influenza

Região de Pereira Barreto vem sendo afetada pela circulação do vírus H1N1.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto está realizando nesta semana uma capacitação com servidores públicos sobre a influenza, doença que tem assustado os moradores da região noroeste do Estado de São Paulo. A enfermeira da Equipe Municipal de Saúde, Sandra Pinto, orientou os funcionários de diversos setores da Administração Municipal, além de servidores de outras instituições que lidam com a população.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza terá início no dia 30 deste mês e vai até o dia 20 de maio. A gripe por influenza ocorre durante todo o ano, sendo mais frequente no outono e inverno. Para controle dos surtos adotam-se medidas de prevenção como vacinação anual (incluindo os profissionais de saúde) e medidas higiênicas e de precaução respiratória.

É importante que as pessoas procurem as unidades de saúde em caso de sinais de agravamento. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades possuem um risco maior de desenvolver complicações. Para esta população é recomendado a medicação preconizada (Tamiflu) e prioridade na vacinação.

Os sintomas incluem febre de início súbito, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos sintomas: cefaleia, mialgia ou artralgia (em crianças, tosse, coriza e obstrução nasal) na ausência de outro diagnóstico específico.

Influenza é uma infecção aguda das vias aéreas com febre geralmente alta que declina após 3 ou 4 dias até o sexto dia e sintomas gripais. A tosse, a fadiga e o mal-estar podem persistir por 1 a 2 semanas. Pode ou não ocorrer diarreia ou vômito.

Os sinais de agravamento são: dispneia, taquipneia ou hipoxemia; persistência ou aumento da febre por mais de 3 dias; piora de doenças (DPOC, cardiopatia);  desidratação; insuficiência renal aguda; exacerbação dos sintomas gastrointestinais em crianças

Deve ser dada atenção especial a essas alterações quando ocorrerem em pacientes que apresentem fatores de risco para a complicação por influenza.

Ao surgirem sinais e sintomas de influenza, as pessoas não devem tomar remédios por conta própria, uma vez que esses podem ser mascarados e dificultar o diagnóstico. No acompanhamento do paciente será diferenciado síndrome gripal comum do quadro grave.

A prevenção da influenza requer boas práticas de etiqueta:

– Frequente higienização das mãos com água e sabão, principalmente antes de ingerir alimentos,

– Evitar tocar mucosas de nariz, boca e olhos,

– Usar lenço descartável para higiene nasal e quando espirrar ou tossir,

– Uso do álcool gel na ausência de pia para lavar as mãos

Se apresentar a síndrome gripal:

– Evite sair de casa,

– Utilizar máscara cirúrgica se frequentar transporte coletivo, ambiente público ou com aglomeração de pessoas (distância menor de 1 metro),

– Usar quarto privativo ou respeitar a distância mínima de 1 metro entre camas durante o tratamento com TAMIFLU, especialmente no caso de puérpera e recém-nascido,

– Mães devem usar máscara para cuidar e amamentar os bebês.

Outras medidas incluem:

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza,

– Evitar aglomerações,

– Não compartilhar talheres, pratos, copos ou garrafas,

– Recomendado afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre.