Secretária de Saúde compareceu à Câmara Municipal nesta segunda-feira

Atendendo à convocação dos vereadores, Secretária respondeu dúvidas sobre a Saúde no município.

A Secretária Municipal de Saúde de Pereira Barreto, Carmem Silvia Guariente, esteve na noite desta segunda-feira (11) na Câmara Municipal de Vereadores, atendendo a convocação feita pelos Edis na sessão anterior. Carmem esteve no plenário da Câmara para esclarecer sobre as dúvidas a respeito da Saúde no município, especialmente a situação da Santa Casa de Misericórdia.

Alguns vereadores mostraram desconhecimento sobre a situação da Saúde em Pereira Barreto, generalizando casos isolados e chegando até abordar assuntos que notadamente não são atribuições da Secretária de Saúde, como o convênio existente entre Santa Casa e UNIMED, algo que tange a Provedoria daquela instituição.

Outros vereadores, mesmo após a declaração do Prefeito Arnaldo Enomoto na imprensa do município afirmando categoricamente que não é competência e muito menos plano da Prefeitura Municipal fechar a Santa Casa, insistiram no assunto e chegaram a expor-se a situações vexatórias, como afirmar que a Administração Municipal ocupa setores da Santa Casa e utiliza seus materiais e mão-de-obra sem pagar por isso.

Sempre com respostas firmes e bem pautadas, de fácil interpretação, a Secretária Carmem inclusive teve que responder a um vereador que Pereira Barreto não se enquadrava no Programa Mais Médicos do Governo Federal, diante da insistência deste, já que todas as equipes de Saúde Municipal contavam com um médico em seu quadro.

Por fim, a Secretária Carmem acabou sendo censurada ao fazer suas considerações finais, sem poder explicar o fato de Pereira Barreto ser exemplo na Saúde para outros municípios, inclusive destaque em um periódico do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo pela boa gestão das filas de espera para consultas na Atenção Básica, que é de competência do município.

Veja os principais pontos da participação da Secretária na Sessão da Câmara desta segunda-feira:

– Santa Casa de Misericórdia

Temos um convênio firmado com a Santa Casa, inclusive a própria instituição tem um convênio firmado com o SUS que prevê repasse federal para os atendimentos das especialidades. Fico surpresa com as notícias de que a Santa Casa poderia fechar, já que em nenhum momento, nas reuniões entre a Administração Municipal e a Provedoria da Santa Casa essa situação foi colocada. Temos nos reunido semanalmente com uma Comissão, da qual os membros são constituídos por nomes indicados pelo próprio Provedor, buscando trabalhar da melhor forma para população, acentuando ainda mais essa parceria entre poder público e Santa Casa. Essa reunião com a participação direta do Prefeito Arnaldo Enomoto com os membros da Comissão de Trabalho busca discutir atendimento e como está sendo feito o investimento no Pronto-Socorro, já que a Administração Municipal assumiu 100% dos custos daquele setor, apontado pela própria Administração da Santa Casa como o mais oneroso. O Pronto-Socorro é da Santa Casa, contratamos o serviço da instituição, arcando com todas as despesas, e acompanhando ainda mais de perto a qualidade do atendimento, repassando grandes verbas e queremos saber como está sendo realizando o atendimento, o investimento do tesouro municipal ali. Com os custos do Pronto-Socorro submetidos agora à Administração, a Santa Casa poderá aplicar suas outras fontes de arrecadação exclusivamente nas outras áreas. Temos investido ao longo da atual Gestão Municipal grandes recursos na Santa Casa, melhorando sua infraestrutura, para que os pagamentos dos profissionais estejam em dia, quando outros municípios têm dificuldades para efetuar o pagamento dos funcionários, demonstrado toda nossa preocupação em trabalhar para a população e jamais fizemos uso político das nossas ações.

– Capacitação dos funcionários das equipes municipais de Saúde

Investimos muito na capacitação dos nossos funcionários, com cursos presenciais e a distância, com palestras aqui no próprio município. Essa é uma meta da Administração para melhorar e qualificar o atendimento, seja os profissionais com curso superior ou daqueles com o Ensino Médio. São diversos cursos que a Prefeitura Municipal arca com os custos ao longo do ano para buscar melhorar a formação, e dessa forma integrar as equipes de Saúde em uma ótima sintonia com a população.

– Considerações Finais

Ressalto aqui os convites para a população e para os vereadores comparecerem a nossa Audiência Pública e a nossa Conferência Municipal de Saúde, que são importantes norteadores para os rumos da Saúde Municipal, onde respondemos abertamente aos questionamentos e buscamos chegar a um denominador comum, para sanar os problemas. Temos avançado muito na Saúde aqui em Pereira Barreto e isso é fruto do excelente trabalho que as equipes municipais estão realizando.