Secretaria de Saúde faz orientações sobre a hipertensão

Hipertensao Arterial 23e6aO dia 26 de Abril é o dia Nacional de Prevenção e combate a Hipertensão Arterial e a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto desenvolve diversas ações para prevenir e orientar sobre essa doença que afeta milhões de brasileiros. A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que acomete os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e podem causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão alta, entre eles: tabaco, o consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresses e além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, maior entre homens com até 50 anos, e mulheres acima de 50 anos e também é mais favorável em diabéticos.

Os sintomas costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito podendo ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido e visão embaçada.

Nas Unidades Básicas de Saúde de Pereira Barreto, são realizadas visitas domiciliares para as pessoas com dificuldade em deambular, atendimento de enfermagem mensal para aferição da pressão arterial, agendamento de  consulta médica e odontológica  priorizada, medicamentos disponibilizados pelos SUS, entrega mensal incluindo atendimento e avaliação da enfermagem, visita do agente comunitário mensal ou quando necessário para os pacientes com dificuldades de adesão ao tratamento, levando as  doses separadas no domicilio e controladas pelo agentes de saúde.

A promoção de atividades físicas semanais nas UBS, aulas de hidroginástica no Esporte Clube XI de Agosto, e a construção de academias para prática de atividades físicas, visam a promoção da saúde da população e assim prevenir doenças ligadas ao sedentarismo e obesidades.

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente a equipe de saúde, como médicos, nutricionistas, enfermeiros, poderá determinar o melhor método para cada paciente. Mas além dos medicamentos disponíveis atualmente é imprescindível adotar um estilo de vida saudável. Quem apresentar os sintomas e sinais de pressão alta procurar a UBS mais próxima da sua residência para diagnóstico médico.