Semana Nacional de Combate a Hanseníase busca combater o avanço da doença

A hanseníase é transmitida por meio das vias aéreas superiores (fala, tosse, espirro).

O Dia Mundial de Combate a Hanseníase foi realizado na última segunda-feira (25), no entanto a Semana Nacional de combate a doença continua sendo desenvolvida por todo o país. O Brasil teve 24.612 novos casos de hanseníase no ano passado, segundo o Ministério da Saúde.

A hanseníase é uma doença transmissível que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. Os primeiros sintomas, em geral, só aparecem de dois a sete anos após a infecção da pessoa pela bactéria Mycobacterium leprae.

A transmissão se dá por meio de espirros e tosses, por exemplo, de uma pessoa doente e sem tratamento. O contágio não é possível através de abraços e apertos de mão. Também não é necessário separar roupas, pratos, talheres e copos do infectado em casa. O tratamento é gratuito e inclui um coquetel de antibióticos, podendo durar até um ano e meio.

Os principais sintomas da hanseníase são: manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas no corpo com diminuição ou perda de sensibilidade ao calor, tato e à dor; caroços avermelhados às vezes doloridos; sensação de choque com fisgadas ao longo dos braços e pernas; áreas com diminuição de pelos e suor; e o engrossamento do nervo que passa pelo cotovelo levando à uma perda da força do quinto dedo da mão.

Hanseníase tem cura. O tratamento da hanseníase é feito com a PQT (Poliquimioterapia) que é um coquetel de antibióticos. O PQT tem apresentação em cartelas com capsulas para uso oral, e é fornecida pelo serviço de saúde. O paciente deve tomar uma dose mensal na Unidade de Saúde (dose supervisionada) e as demais doses autoadministradas (pelo paciente em sua moradia), adotando, ao mesmo tempo, cuidados com olhos, mãos e pés para prevenção de incapacidades.

A PQT é uma combinação de medicamentos seguros e eficazes. O esquema de tratamento depende da classificação da doença (Paucibacilar-PB ou Multibacilar-MB). O tratamento PB é realizado com 6 doses em até 9 meses e o MB, com 12 doses em até 18 meses.