Teste do pezinho: exame simples que pode mudar uma vida

Teste é feito gratuitamente em todas as UBS de Pereira Barreto.

O Teste do Pezinho é um exame simples e que detecta doenças que afetam o desenvolvimento físico e mental da criança.

É importante se fazer o teste porque essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e devem ser tratadas o mais cedo possível, antes mesmo que os sintomas apareçam. O teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil.

O exame consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar do bebê. O material pode ser colhido através de uma punção, rápida e quase indolor. O sangue é no papel filtro devidamente preenchido e enviado para análise no hospital de referência de Ribeirão Preto.

O teste do pezinho deve ser feito, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dias de vida e é realizado gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Pereira Barreto.

Conheça algumas doenças detectadas pelo Teste do pezinho:

Fenilcetonúria

É uma doença genética, que faz com que os alimentos que tenham fenilalanina intoxique o cérebro, causando retardo mental irreversível. As crianças nascem normais, mas à medida que recebem alimentos ricos em fenilalanina (como leite e derivados, feijão, ovos, carnes, entre outros), passam a acumulá-la no corpo sem conseguir metabolizá-la.

Hipotireoidismo congênito

É uma doença causada pela ausência ou pela diminuição na produção do hormônio da tireoide, importante para o amadurecimento e funcionamento do sistema nervoso central. A falta do hormônio provoca retardo físico e mental acompanhado de lesões neurológicas irreversíveis, além de outras alterações corporais. O diagnóstico precoce pode prevenir o retardo mental das crianças que apresentam esta doença através de um tratamento simples de reposição de hormônios.

Fibrose cística

Sua principal característica é o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo. A doença se manifesta basicamente com sintomas respiratórios, gastrointestinais e presença excessiva de cloro no suor. O principal foco na criança pequena é a nutrição adequada. Seguir dietas mais calóricas e fazer reposição das enzimas do pâncreas pode ajudar o paciente a não sofrer de desnutrição.

Doença Falciforme

É uma doença em que os glóbulos vermelhos alteram sua forma tornando-se parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Estes glóbulos alterados grudam-se uns nos outros, dificultando a passagem do sangue nos pequenos vasos do corpo, levando ao aparecimento de dor e inchaço nas juntas, anemia e infecções. O portador da doença falciforme, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado periodicamente pela equipe de saúde, pode ter uma vida normal.

Hiperplasia Adrenal Congênita

É o crescimento exagerado da glândula adrenal que provoca uma grande produção de androgênio no feto. Em indivíduos do sexo feminino, isso causa uma masculinização da genitália externa, aumento do clitóris e crescimento precoce de pêlos púbicos. Entretanto, o excesso de hormônio, em ambos os sexos, leva a um crescimento rápido e maturação esquelética prematura. A hiperplasia adrenal congênita não pode ser curada, mas há tratamento. Pessoas com hiperplasia adrenal congênita podem tomar medicamentos para ajudar a repor os hormônios que o corpo não está fabricando.

Deficiência da Biotinidase

Doença na qual o organismo não consegue obter a vitamina Biotina da maneira adequada. O diagnóstico precoce com o início do tratamento ainda nos primeiros meses de vida assegura ao bebê uma vida normal sem qualquer sintoma da doença. Sem tratamento pode levar a convulsões, falta de coordenação motora, atraso no desenvolvimento e queda dos cabelos.