Uma atividade cheia de significado marcou o retorno às aulas dos alunos dos 5º anos A e D da rede municipal de ensino. Com a orientação das professoras Melina Francieli Ribeiro e Giany Pinheiro Ribeiro, os estudantes participaram da dinâmica “Cápsula do Tempo”, que despertou reflexões sobre sonhos, metas e autoconhecimento.
A proposta encantou os alunos logo no início do ano letivo. Através da escrita de uma carta especial, cada estudante registrou seus objetivos, expectativas, aprendizados, conquistas e os desafios que desejam superar ao longo do ano. Além disso, deixaram conselhos valiosos para si mesmos, destinados ao “eu do futuro”.
Após esse momento de escrita e reflexão, todas as cartas foram colocadas em um tubo confeccionado pela professora, que foi cuidadosamente selado e será guardado em um local especial até o final do ano letivo.
Segundo as professoras, o objetivo da atividade vai muito além do papel e da caneta. “Queremos que os alunos desenvolvam a capacidade de projetar seu futuro, valorizem suas conquistas e tenham um momento único de reflexão sobre o próprio crescimento”, destacaram.
O ponto alto da atividade será no encerramento do ano letivo, quando a Cápsula do Tempo será aberta. Nesse momento, os alunos terão a oportunidade de reler suas cartas, comparar suas metas com o que realmente foi alcançado e refletir sobre sua evolução pessoal e acadêmica.
A experiência foi um verdadeiro sucesso entre os estudantes, que demonstraram entusiasmo e carinho por cada etapa da proposta. “Os alunos ficaram encantados com a ideia e já estão ansiosos para o dia em que poderão abrir suas cápsulas e reviver tudo o que escreveram”, relataram as professoras.
A dinâmica da Cápsula do Tempo mostra como pequenas ações pedagógicas podem promover grandes transformações no processo de aprendizagem e no desenvolvimento emocional dos alunos.