Conferência Municipal da Assistência Social foi realizada nesta quinta-feira

Evento foi realizado na Casa da Cultura e teve como Tema: “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do SUAS”.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através do CMAS (Conselho Municipal de Assistência) realizou nesta quinta-feira (22), a Conferência Municipal de Assistência Social.  O evento foi realizado na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” e estiveram presentes cerca de 90 pessoas, sendo os Conselheiros do CMAS, trabalhadores das unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, CREAS e das Entidades que atuam na área de Assistência Social (AERFAC, Legião Mirim, APAE, Parque Frederico Ozanan e SOS Casa Abrigo Margaret).

Representantes de outras áreas como das Secretarias de Educação, Saúde, Habitação e Segurança, Esporte, Turismo e Cultura, representantes da Policia Militar, Ordem dos advogados do Brasil, Grêmio Estudantil da Escola Mitsusada Umetani, estudantes e estagiários de cursos de nível superior, também participaram da conferência. A participação dos usuários que acessam os Serviços da área de assistência social ocorreu através dos encontros preparatórios. O CMAS destacou a importância da participação das outras áreas no processo de avaliação da política de Assistência Social.

A Conferência Municipal deste ano teve como tema: “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do SUAS”, e foi organizada em 3 Eixos que serão debatidos pelos participantes para a elaboração das propostas:

– Eixo 1: Financiamento do Sistema Único de Assistência Social

– Eixo 2: Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios

– Eixo 3: Participação e Controle Social no SUAS

As apresentações dos assuntos conforme cada eixo foram realizadas pelos representantes da Secretaria Municipal de Assistência, do CRAS, CREAS, e de cada Serviço realizado nas Entidades AERFAC, Legião Mirim, APAE, Parque Frederico Ozanan e SOS Casa Abrigo Margaret, oportunizando aos presentes conhecerem a organização do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e as ofertas existentes na área de assistência Social no município de Pereira Barreto.

No segundo momento da Conferência todos puderam participar avaliando os avanços do município em relação a área de Assistência Social e sugerindo propostas para o município e para o Estado. O relatório final da conferência será elaborado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, avaliando as prioridades em relação as propostas para o município, e definindo as duas propostas por eixo que deverão ser encaminhadas para etapa da Conferência Estadual Descentralizada, que ocorrerá nos dia 29 e 30 de outubro.

Os interessados em participar das reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social e conhecer mais sobre a política de Assistência Social, podem entrar em contato pelo telefone da Secretaria Municipal de Assistência Social 3704 -3110 ou através do e-mail: [email protected] .