CRAS de Pereira Barreto inicia ação “CRAS na Rural Itinerante”

Para atendimento das famílias que residem nas áreas rurais, a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) deu início ao projeto “CRAS na Rural Itinerante”, abrangendo os territórios: Esmeralda, Frei Pedro, Olga Benário e Eldorado dos Carajás.

As atividades têm como objetivo a implementação de ações da proteção social básica para famílias que vivem na área rural, em território distantes, e contará com algumas etapas facilitando assim o acesso aos serviços ofertados pela unidade do CRAS e as ações comunitárias realizadas pela equipe PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família).

Uma maior atenção aos moradores da área rural foi um pedido do Prefeito João de Altayr Domingues. Essa atuação, de grande importância para as famílias, teve início nesta semana quando uma equipe foi até um local estratégico no território Frei Pedro e realizou atendimentos de Cadastro  Único – atualizações, orientações e novo cadastramento,além de  alguns atendimentos particularizados com assistentes sociais, orientações sobre direitos e acessos a Programas Sociais do Governo Federal e Estadual, concessão de benefício eventual de alimentos, e orientações sobre funcionamento da unidade, fluxo de prioridade para as famílias da zona rural.

Esse trabalho ocorreu através da parceria com a comunidade local, da disponibilidade de uso do Wi-Fi por um morador, e das lideranças locais que foram mobilizadas. A equipe do CRAS, formada pela coordenadora Elisangela Scarpa, a assistente social Daniela e os entrevistadores do cadastro Único Éder e Luan, destacou que territórios rurais pertencentes ao município também receberão esses atendimentos, dando continuidade a ação CRAS itinerante no próximo ano. “Temos que agradecer o apoio de todos os envolvidos no projeto, em especial a importante colaboração do agente de saúde Éder Gonçalves de Lima”, enalteceu Elisangela.

Etapas

– Levantamento de informações das famílias nos sistemas de informações da assistência social e da saúde;

– Mapeamento das vulnerabilidades, da rede de proteção existente na comunidade e no serviço público através do reconhecimento de território;

– Ofertas de serviços da proteção social básica por deslocamento da equipe para atendimentos de Cadastro Único, técnico de acordo com vulnerabilidades identificadas e outras atividades pontuais.