CRAS de Pereira Barreto realiza campanha “Construa Sua Vida Sem Drogas”

Dia 26 de junho é celebrado o Dia Internacional de Combate às Drogas. Para enfatizar a data, em Pereira Barreto a Secretaria de Assistência Social, através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, firmou parcerias com a Secretaria de Saúde, CREAS, Secretaria de Educação, Legião Mirim, Projeto Semear, igreja PIB, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Juventude, Secretaria de Desenvolvimento Urbano  e Segurança e Polícia Militar.

Juntos, eles irão desenvolver a campanha “Construa Sua Vida sem Drogas” com o objetivo de  fazer um movimento de conscientização e sensibilização da sociedade. Durante o mês ainda serão realizadas ações de fortalecimento de vínculos familiares. “A demonstração de afeto tem benefícios ao desenvolvimento que perduram da infância até a vida adulta. Conhecer os sentimentos dos filhos e garantir um diálogo e escuta faz com que se sintam apoiados, amados e seguros”, esclareceu a coordenadora do CRAS, Elisângela Scarpa.

O dia 26 de junho foi criado pelas Nações Unidas com o propósito de conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pelas drogas aos indivíduos que a consomem e à sociedade. A data foi estabelecida na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, por meio da Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987.

Saiba dizer “não”!

Elisângela refoça que o primeiro cuidado que uma pessoa deve ter para se manter distante do consumo de drogas é saber recusar seu consumo, sem se preocupar com o julgamento de outras pessoas. “Dizer a alguém que lhe oferece drogas que você não tem interesse em consumir aquele produto pode ser feito de maneira tranquila e cordial, sem precisar ofender ou agredir quando se sentir pressionado para aceitar a oferta”, disse.

“Construa Sua Vida sem Drogas”

• É importante para conscientizar a população a respeito dos problemas relacionados ao uso de drogas;

• As drogas são substâncias que não são produzidas em nosso corpo e são capazes de alterar o funcionamento de um ou mais sistemas;

• As drogas lícitas são aquelas que podem ser comercializadas, enquanto as drogas ilícitas são proibidas por lei;

• As drogas causam danos ao indivíduo que as consome, bem como a toda a sociedade;

• O tráfico de drogas move bilhões de reais todos os anos e está diretamente relacionado com a violência urbana;

• O tráfico de drogas é considerado crime no Brasil.

Campanha Municipal de Prevenção às drogas.

Uma ação de prevenção da Prefeitura Municipal através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social em parcerias Intersetoriais: saude, CReas,  educação, Legião Mirim, Projeto Semear, igreja PIB , Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Juventude, Secretaria de Desenvolvimento Hurbano  e seguranca. Polícia Militar.

Cronograma Campanha

20/06 – 8h30 – Marco inicial da Campanha.

Passeata em Manifestação ao combate às drogas. Saída frente Casa da Cultura, seguindo calçadão e retorno com parada na Praça da Bandeira.

21/06, 22/06 e 23/06 – Ação direcionada aos adolescentes e jovens.

Apresentação teatral na Casa da Cultura. Rede educação pública e privada para jovens (Escolas: Mitsusada, Cene, Agnes, FIU)

24/06 – 8h30 – Ação direcionada para famílias no CAPS.

Execução da atividade: equipe CAPS

Encontro com famílias no CAPS – público atendido pelo CAps, CRAS e CREAS.

27/06 – Atividade Grupal no CRAS

14h – Famílias PAIF e SCFV crianças e adolescentes.

Durante o mês de junho – Todos os setores irão trabalhar a temática com o público atendido nos grupos.