Cras e Departamento de Esportes realizam dia de atividade com Grupo Florescer 55+ e pessoa idosa

O Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Pereira Barreto, em parceria com o Departamento de Esportes, realizou um encontro com o Grupo Florescer 55+ e pessoa idosa. Essa atividade faz parte da valorização da pessoa idosa e tem a finalidade de proporcionar um encontro diferente, além de estimular o envelhecimento ativo e saudável dos usuários, mediante atividades físicas.

A prática de atividade física para a pessoa idosa está associada à longevidade e ao menor risco de mobilidade. Os exercícios físicos podem estar associados à prevenção de doenças crônicas cardiovasculares, prevenção de quedas, autonomia para tarefas do dia a dia. O alongamento ajuda na flexibilidade, no equilíbrio, na coordenação motora, na força muscular e na independência da pessoa idosa.

Para colaborar com envelhecimento saudável, o Cras tem ofertado ações grupais voltada para pessoas a partir de 55 anos, com encontros quinzenalmente às terças-feiras. As atividades são abertas a comunidade e todos podem participar, sem a necessidade de estar inserido em programas sociais. Este é um trabalho Socioassistencial que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para:

⁃o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário,

⁃a prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade entre os participantes.

⁃Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo;

⁃Assegurar espaço de encontro para as pessoas a partir de 55 anos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária;

⁃Detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida;

⁃Propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos participantes.