CREAS de Pereira Barreto reforça conscientização ao combate à violência contra a Pessoa Idosa População pode denunciar

O Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa ocorre no dia 15 de junho. O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) irá realiza ações de campanha a fim de informar à população acerca dos cuidados ao idoso.
Nesse ano, em especial, ainda vivemos os efeitos da pandemia, que afetou as relações sociais entre todas as pessoas. Dentre as mais afetadas estão os idosos, que desde o início foram incluídos no grupo de maior risco. No entanto, muitas vezes a própria casa não é local de proteção ao idoso e ele se encontra vulnerável aos diversos tipos de violência como:
Física – Ato violento com uso da força física de forma intencional deixando lesões e marcas no corpo, podendo levar a morte;
Negligência/abandono – Negligência é a omissão por familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos e podem incluir a privação de medicamentos e alimentação ao idoso;
Sexual – É o uso de força ou intimidação a fim de manter interações sexuais com o idoso contra a sua vontade.
Financeiro e patrimonial – Consiste no usufruto impróprio ou ilegal dos bens dos idosos, e no uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.
Psicológica – Corresponde a qualquer forma de desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social. Podendo resultar em tristeza, isolamento, solidão, sofrimento mental e depressão.
Como denunciar:
Disque Direitos Humanos: Disque 100

Delegacia de Defesa da Mulher: (18) 3704-5288
Lembrando que a unidade de referência de atendimento ao público em situação de violência é o CREAS, que mantém o atendimento da seguinte maneira:

– Atendimento das 7:00 às 13:00 horas.
– Rua General Osório nº 1550  – (18) 3704-4853 e (18) 99647-4597 (Whatsapp).
– Estão mantidos os atendimentos presenciais apenas para situações de violência e emergenciais.