Membros do Conselho Municipal de Assistência Social reuniram-se nesta quinta-feira

Esta foi a última reunião da atual composição do CMAS, que terá novos membros em 2020.

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (17) a reunião no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) dos membros do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e representantes das entidades e unidades de Assistência Social. Na pauta da reunião foram discutidos os seguintes assuntos:

– Fiscalização das Entidades que executam Serviços e Programas na área de Assistência Social;

-Demonstrativo Federal de Execução do ano de 2018;

– Apreciação dos Planos de Trabalho para o ano de 2020 dos Serviços e Programas Socioassistênciais realizados nas unidades públicas, CRAS e CREAS, e nas Organizaçãoes da Sociedade Civil, sendo Legião Mirim, AERFAC, APAE, Parque Frederico Ozanan e SOS Casa Abrigo Margaret.

Esta foi a última reunião da atual composição do CMAS, sendo que já está em andamento o Edital do CMAS para renovação dos membros para o mandato de 2019-2021, que terá inicio em Novembro.

O CMAS é paritário, composto por 24 representantes (titulares e suplentes) do poder público, sendo das Secretárias de Assistência Social, Educação, Saúde e Finanças. Referente à sociedade civil, são indicados e eleitos sendo representantes das organizações que atuam na área de Assistência Social, além de representante de trabalhadores das entidades e de usuários da Assistência Social.

A atuação do CMAS é de extrema importância para o avanço do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no município e todos que passaram pelo conselho deixaram a sua contribuição no processo de construção e implementação da Política Municipal de Assistência Social.

As principais competências do CMAS é aprovar, acompanhar, avaliar e fiscalizar a Política Municipal de Assistência Social, elaborada em consonância com a Política Estadual e Nacional de Assistência Social, e com as diretrizes estabelecidas pelas conferências. O CMAS também é responsável convocar as conferências de Assistência Social na esfera municipal e acompanhar a execução das deliberações, dentre outras atribuições.

Para maiores informações, basta procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social está localizada agora na Avenida Brasil, nº 1736, ou pelo telefone (18) 3704-3110.