Passeata marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Pereira Barreto

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para conscientizar sobre o tema, a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira (18) uma passeata com alunos do município. A campanha, que tem como tema “Não deixe o silêncio roubar a infância”, foi destacada por faixas e cartazes.

Os estudantes saíram em caminhada de frente ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que fica na Avenida Jonas Alves de Melo, 3226, passando pela calçada em frente ao Supermercado Proença e terminando na Praça “Espaço da Melhor Idade”. Essa ação contou com a participação de toda rede de proteção e sistema de garantia de direitos que trabalham com esse público. O objetivo é dar visibilidade aos direitos das crianças e adolescentes em ter uma vida segura e protegida livre de qualquer tipo de violência. Durante o trajeto também foram distribuídos panfletos educativos para os carros que circulavam próximo ao local.

Neste mês de maio, ainda acontecem ações de prevenção nas escolas com contação da história “O Segredo de Tartaninha”, voltada para os alunos do ensino fundamental. Este livro foi criado por psicólogas clínicas para auxiliar, diagnosticar suspeitas e desenvolver um trabalho preventivo contra um dos piores tipos de agressões contra criança e a família, o abuso sexual. Com abordagem lúdica e interativa adultos e crianças acompanham a história de Tartanina, uma pequena tartaruga vítima de agressão. A história serve de analogia fomentar uma conversa franca e elucidativa sobre este tema tão crítico.

Aos alunos de ensino médio, será disponibilizada uma videoaula com a educadora em sexualidade Monica Kaimen. Neste vídeo, ela abordará importantes temas como:

– O quanto a educação sexual das famílias influencia no diálogo, no acolhimento e/ou encaminhamento das demandas de violência sexual;

– O papel da família na prevenção contra qualquer tipo de violência sexual;

– Tipos de abuso sexual;

– A importância dos 3Rs para a prevenção: “Reconhecer, Reagir e Relatar”;

– Dinâmicas e ferramentas para trabalhar com crianças e famílias;

– Reeducação sexual para famílias.