Pereira Barreto conta com Serviço de Proteção Social para Pessoas com Deficiência durante a pandemia do novo Coronavírus

O Serviço de Proteção Social para Pessoas com Deficiência e suas famílias é um serviço socioassistencial que em Pereira Barreto é executado através de parceria da Prefeitura com a APAE(Assosicação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Tem como objetivo promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência, através de atividades que envolvam os usuários e também seus familiares.

Considerando o cenário atual de enfrentamento a Pandemia do coronavírus (Covid-19), desde março a Secretaria Municipal de Assistência Social tomou as providências junto as unidades para reorganização das ofertas com vistas a prevenção e proteção dos usuários e trabalhadores.

No dia 18 de março foi publicado o decreto municipal 5.357 suspendendo a realização das atividades coletivas presenciais, e desde então, à partir das orientações estaduais e federais a SMAS também vem realizando as recomendações junto as unidades para reorganização do planejamento das atividades objetivando manter a oferta regular do atendimento aos usuários de cada Serviço.

O Serviço de Proteção Social Especial realizado pela APAE atende 50 usuários, que antes da pandemia funcionava com atividade coletivas presenciais onde os usuários frequentavam duas vezes por semana, com o desenvolvimento de atividades pela educadora social, oficineiros e da equipe técnica composta pela Assistente Social e Psicóloga.

Com a reorganização do planejamento a equipe responsável pelo Serviço passou a desenvolver as atividades de maneira remota através do Grupo no Whatsapp e períodicamente os usuários recebem materiais para desenvolvimento de atividades sempre levando em consideração as habilidades e a individualidade de todos os usuários.

Neste grupo a equipe lança desafios, como atividades físicas, culinária, rotinas, atividades manuais de reciclagem dentre outros, também com o objetivo de manter uma proximidade dos usuários com a equipe. As oficinas de Dança, Coral, Música e Teatro, passaram por uma readequação na metodologia, e são realizadas através de vídeos e encaminhada por aplicativo para os usuários ou familiares uma vez por semana.

Além das atividades coletivas a equipe técnica, assistente social e psicóloga, realizam também atendimentos individuais preferencialmente por telefone, aplicativos de troca de mensagem ou chamada de vídeo, quando não é possível de maneira remota e o atendimento se fizer necessário o mesmo é realizado presencialmente, assim como as visitas domiciliares são realizadas em casos necessários para garantia da continuidade do acompanhamento aos usuários, sempre respeitando as orientações de proteção aos usuários e trabalhadores.

A Secretaria Municipal de Assistência Social ressalta que ainda não há uma previsão de retorno das atividades coletivas presenciais nos Serviços de Assistência Social, mas que de acordo com o Decreto Federal 10.282/2020 a assistência social foi considerada como serviço essencial no período da pandemia. Desta forma, as entidades que executam serviços e programas de assistência social atendendo as medidas de proteção e prevenção continuam executando suas atividades e atendimento aos usuários.