Prefeitura Municipal está realizando a distribuição de alimentos para entidades de atendimento a idosos

Alimentos foram adquiridos com recursos recebidos do Fundo Nacional de Assistência Social.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social está realizando a distribuição de alimentos no Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos executado pela Entidade Parque Frederico Ozanan e no Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência executado pela APAE.

Esses alimentos foram adquiridos com recursos recebidos do Fundo Nacional de Assistência Social referente a Portaria 369/2020 do Ministério da Cidadania.m Conforme portaria, essa ação tem como finalidade aumentar a capacidade de resposta dos Serviços Socioassistenciais no atendimento às famílias e aos indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social decorrente do COVID-19, promovendo aquisição de alimentos, prioritariamente ricos em proteína, para pessoas idosas acolhidas no Serviço de Acolhimento Institucional e em atendimento no Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias (SPSE para PCD).

Em Pereira Barreto esses dois Serviços Socioassistenciais são realizados pelas Entidades mencionadas. Atualmente o Serviço de Acolhimento está com 22 idosos acolhidos e o SPSE para Pessoas com deficiência atende 50 usuários.

Ressalta-se que, com a situação da Pandemia do Novo Coronavírus, Covid-19, os idosos acolhidos no Serviço de Acolhimento passaram a ser público de várias medidas de proteção por fazerem parte do grupo de risco, e os alimentos irão proporcionar a implementação da alimentação, e consequentemente da qualidade de vida e da saúde dos idosos acolhidos na Entidade Parque Frederico Ozanan.

Já no Serviço de Proteção Social Especial para PCD realizado pela APAE, no momento o trabalho com os usuários e famílias está sendo mantido de maneira remota, pois as atividades coletivas presenciais estão suspensas visando à prevenção e disseminação do Covid-19. Desta forma, os alimentos serão entregues aos 50 usuários do Serviço.