Programa Criança Feliz está com inscrições abertas em Pereira Barreto

Programa tem finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está executando o Programa Criança Feliz, uma ação do Governo Federal, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

São públicos prioritários: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais – CadÚnico; crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no Art. 101, caput, Incisos VII e VIII, da Lei Nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, e suas famílias.

O Criança Feliz tem como objetivos promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem; e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

As ações do programa estão sendo desenvolvidas por profissionais lotados na Secretaria Municipal de Assistência Social. A equipe é composta por uma supervisora e cinco visitadores, que são os responsáveis por levar conhecimento e informações para promover o desenvolvimento infantil e os cuidados com as crianças. Por ocasião da pandemia do novo coronavírus, as inscrições das famílias beneficiadas estão sendo realizadas através do contado telefônico.

Em Pereira Barreto, estão sendo atendidos até o momento 55 pessoas, sendo: 50 crianças de 0 a 3 anos e 05 gestantes. Ainda restam disponíveis 100 vagas para participação no programa. Para maiores informações, as pessoas podem entrar em contato através do telefone (18) 3704-3110 ou enviar mensagem via WhatsApp para o número (18) 99725-8457 ou (18) 99730-0339.