Programa Criança Feliz já conta com 41 crianças em Pereira Barreto

Programa continua com inscrições abertas e envolve ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início neste mês de Junho ao Programa Criança Feliz, uma ação do Governo Federal, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Atualmente, o programa já atende 41 crianças no município. As ações do Programa estão sendo desenvolvidas por profissionais lotados na Secretaria Municipal de Assistência Social. A equipe é composta por uma supervisora e cinco visitadores, que serão os responsáveis por levar conhecimento e informações para promover o desenvolvimento infantil e os cuidados com as crianças.

São públicos prioritários no atendimento ao programa: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais – CAD Único; crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101, caput, incisos VII e VIII, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

O Criança Feliz tem como objetivos promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem; e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Por ocasião da pandemia do novo coronavírus, as inscrições das famílias beneficiadas estão sendo realizadas através do contado telefônico. Para informações ligue no (18) 3704-3110 ou envie mensagem de WhatsApp para o número: (18) 99725-8457.