52ª Edição do Bon Odori foi realizada neste fim de semana

Prefeito Arnaldo Enomoto e Deputado Carlão Pignataria prestigiam o 52º Bon Odori

Durante o sábado e o domingo, pereira-barretenses e turistas puderam participar da tradicional festa, que celebra as tradições japonesas.

Foi realizada neste sábado e domingo, 27 e 28 respectivamente, a 52ª Edição do Bon Odori da Estância Turística de Pereira Barreto. O evento contou com a participação da comunidade pereira-barretense além de inúmeros turistas, quem vem a Pereira Barreto de vários cantos do Brasil, para prestigiar um dos mais importantes eventos que celebram a tradição nipônica no país.

O evento, organizado pela Associação Esportiva e Cultura Pereira-barretense (ACEP), foi realizado nas noites de sábado e domingo, nas dependências do Centro Poliesportivo da ACEP. O Prefeito Municipal, Arnaldo Enomoto, agradeceu a todos os presentes, e teceu elogios a organização, que todos os anos sempre fazem uma festa muito bonita e importantíssima não só para Pereira Barreto, mas como para a região. O Deputado Estadual Carlão Pignatari, que também esteve presente ao Bon Odori, e ficou bastante impressionado com toda a organização e com a beleza do evento.

O Bon Odori encontra suas raízes no Obon, uma tradicional festividade nipônica que tem origem no Budismo, simbolizando gratidão pelas boas colheitas, celebrando as almas dos antepassados através da dança, o Bon Odori, e ao som dos tambores japoneses, o taiko.  O Bon Odori consiste em movimentos simples, porém delicados e leves, remetendo a colheita, a ceifa, o semear, ao agradecimento e o festejar.

O Bon Odori de Pereira Barreto é uma das mais importantes e tradicionais festas do munícipio, sempre atraindo milhares de pessoas de todo o país nos dois dias de comemoração, preservando a identidade de Pereira Barreto com as famílias nipônicas, que foram diretamente responsáveis pela fundação do município. A festa conta com decoração, música e pratos típicos da cultura japonesa, que sempre acaba sendo muito bem representada no Bon Odori.

Vista parcial do público dançando no evento