Com uma das mais belas paisagens do estado de São Paulo, Administração Municipal de Pereira Barreto investe alto e em 7 anos transforma o turismo do município

Antes alvo de pouco planejamento, turismo é alavancado por construções e investimentos em infraestrutura para o setor.

 

turismo pereira barreto 7 anos 57708O turismo é um dos setores de negócios que mais crescem no mundo ao longo dos anos. Destinos antes desconhecidos começaram a chamar a atenção dos turistas em buscas de novos roteiros. No Brasil, o estado de São Paulo começou a chamar a atenção, com diversos municípios explorando seus cenários naturais e atraindo grandes investimentos para a área.

O Governo do Estado passou a destinar recursos específicos para o setor através do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), criado pela Lei nº 6.470, em junho de 1989 para, entre outras atribuições, transferir recursos diretos para a execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo nas cidades reconhecidas como estâncias.

A realidade do turismo em Pereira Barreto começou a aflorar nas décadas de 80 e 90, com as construções do Canal “Deoclécio Bispo dos Santos”, o segundo maior do mundo, e a Usina Hidrelétrica de Três Irmãos. As obras remodelaram a paisagem de Pereira Barreto, tornando o município quase uma ilha.

O município, antes conhecido no cenário econômico pela agropecuária, teria que começar a se readequar a nova realidade. Em 2000, foi concedido o título de estância turística à Pereira Barreto, fazendo com que o município passasse a receber recursos específicos do DADE para o investimento em turismo. O setor, no entanto, ficou desaquecido durante alguns anos, porém em 2009, o panorama começou a se transformar.

A atual Administração passou a ter um novo olhar para o turismo: investir em infraestrutura e capacitações para que os pereira-barretenses pudessem aprender a viverem como estância turística.

O primeiro passo foi revitalizar os monumentos históricos de Pereira Barreto: o Relógio 4 Faces, o popular “Relojão”, e o Goju-No-To, ambos localizados na tradicional Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka”. Os monumentos fazem parte da herança de Pereira Barreto, ligada diretamente à cultura japonesa, por conta da colonização nipônica no município. O resgate dessa identidade foi fundamental para reaproximar as novas gerações oriundas de famílias tradicionais de Pereira Barreto, para que retornassem ao município para conhecerem suas origens.

Em seguida, foi realizada a construção de novos monumentos na cidade de Pereira Barreto para embelezarem e tornarem pontos de visitação do município. O Obelisco de Pedra, o Espelho D’Água e o Monumento Alusivo ao Esporte, localizados na Avenida Benedito Jorge Coelho, saúdam quem chega a Pereira Barreto. Já o monumento Alusivo à Pesca, localizado no cruzamento das avenidas Jonas Alves de Mello e Brasil, chama a atenção para a abundância de peixes que as águas pereira-barretenses oferecem para seus turistas.

Outro importante investimento municipal realizado para transformar a identidade visual de Pereira Barreto foi a revitalização das três principais avenidas do município: Benedito Jorge Coelho, que dá acesso à Pereira Barreto, Jonas Alves de Mello, que leva para o centro da cidade e próximo à Praia Municipal “Pôr do Sol”, e Brasil, que direciona-se para o centro comercial de Pereira Barreto, o Calçadão Municipal.

Aliás, o Calçadão Municipal foi totalmente revitalizado, o que possibilitou a ampliação do local e gerou um fluxo maior de pessoas ao centro comercial, possibilitando que os lojistas expandissem seus negócios.

A iluminação da cidade também foi padronizada nos principais pontos de fluxo de Pereira Barreto, como a Avenida Francisco Custódio Pacca, que dá acesso ao Porto Municipal, um dos grandes pontos de visitação.

A Administração Municipal investiu pesado também para realizar a construção da Ciclovia Municipal, buscando incentivar a prática do esporte conciliada com uma bela vista: a ciclovia está localizada na Rodovia Padre Valentim Felipe Stefanoni, a principal de via de acesso para a Praia Municipal “Pôr do Sol” e que passa quase ao lado das margens do Rio Tietê. Algo espetacular para quem mora nos grandes centros e não pode ter um convívio tão íntimo com a natureza.

As ações já deram uma nova cara ao município, os donos de pousadas, ranchos e hotéis começavam a ver os resultados: diversos novos turistas surgiam para conhecer Pereira Barreto. A infraestrutura estava quase toda pronta. Quase. Faltava a principal beleza de Pereira Barreto: a Praia Municipal “Pôr do Sol”.

Praia Municipal “Pôr do Sol”: um capítulo novo para o turismo de Pereira Barreto

tucunare praia por do sol 572f5Era o ano de 2012. O plano? O mais audacioso possível: a total revitalização da Praia Municipal “Pôr do Sol”, a maior obra que o local já passara. A praia foi fechada e as obras começaram. Diversas novas construções foram iniciadas. Ao fim de 2015 a espera valeu a pena: a população e os turistas encontraram um espaço totalmente novo e totalmente diferente do que se encontra na região Noroeste do estado de São Paulo.

A construção da Vila Temática, do Barco Caribenho, a reforma dos quiosques e da academia ao ar livre, a construção de novos estabelecimentos gastronômicos, mudaram a cara da Praia Municipal “Pôr do Sol” e atraiu ainda mais turistas para o local.

E não para por aí: o Aquário Municipal já está construído e deverá ser inaugurado em breve. O novo atrativo irá possibilitar que os frequentadores do local conheçam diversas espécies de peixe, que habitam a região e também de outros locais do Brasil.

Sem dúvida, a revitalização da Praia Municipal “Pôr do Sol” escreveu um novo capítulo para o turismo de Pereira Barreto.

Ações para estruturar e alavancar o turismo de Pereira Barreto

A Administração Municipal não se limitou apenas à construção de uma infraestrutura turística para desenvolver o turismo em Pereira Barreto. Foram diversas ações a nível estratégico para pautar o setor no município.

Dentre as inúmeras ações, destaca-se a criação do Conselho Municipal de Turismo, o COMTUR. Instituído com o propósito de aumentar a participação da população em relação às políticas públicas voltadas ao turismo. Com reuniões mensais, os membros do COMTUR debatem e opinam sobre os rumos e o futuro do turismo em Pereira Barreto.

2013 06 22 12.22.53 e6add 6e50bOutras medidas importantes da atual gestão foram as participações em diversas feiras de turismo, como o Salão São Paulo e Feira Internacional de Lisboa em Portugal, para divulgarem Pereira Barreto para novos públicos e cravar o nome da estância turística nos mapas de roteiros turísticos.

A participação dos gestores do turismo local em diversos cursos também foi fundamental para se criar novas estratégias para impulsionar não só o turismo de Pereira Barreto, como o turismo da região.

Outra grande medida da Administração Municipal foi a implantação do Projeto Arara, que tem por objetivo o estímulo ao desenvolvimento e ambientação das araras e de outras aves sendo um grande atrativo para os turistas dos grandes centros, que podem observar essas aves livres e na natureza. Graças ao projeto, é possível avistar diariamente o voo das araras pelo centro de Pereira Barreto.

Além destas medidas, outra ação importante é o trabalho educacional que é realizado nas escolas municipais de Pereira Barreto com o Projeto City Tour: os alunos passeiam por Pereira Barreto e conhecem os principais atrativos turísticos do município e conhecem mais sobre a história desses locais. O City Tour objetiva ensinar desde cedo a importância de aprender a ser uma cidade turística.

Todas as ações estão muito bem pautadas no Plano Diretor de Turismo de Pereira Barreto, formulando ainda em 2012, um trabalho de pesquisa formulado junto à população, que realizou um levantamento das condições gerais do município, sua produção, seus recursos, suas necessidades e suas potencialidades, enquanto estância turística, para nortear as políticas em relação ao setor.

Consolidação dos eventos em Pereira Barreto

 

festival mpb pereira barreto 79b9cUma importante medida da Administração Municipal foi a criação de um calendário de eventos, elaborado para que a cidade tivesse um evento principal por mês, atraindo turistas no decorrer do ano.

A crise econômica que os municípios brasileiros vivem desde 2015, impossibilitou a realização desse calendário nos dois últimos anos, porém uma importante marca foi deixada para os turistas que participaram dos eventos nos anos em que aconteceram: a qualidade e o sucesso.

A tradicional queima de fogos na Praia Municipal “Pôr do Sol” nas viradas de ano, saúdam o novo ano e os frequentadores no mais belo local de Pereira Barreto. O verão é bem aproveitado com atividades físicas e lazer com o Fest Verão. O Carnaval de 2014, realizado no Espaço Multieventos da Praia Municipal, alçou Pereira Barreto como um dos melhores carnavais do estado de São Paulo. As etapas de abertura do Campeonato Brasileiro de Jet Ski, realizadas no município, trouxeram competidores de todos os locais do Brasil para a estância turística e a população pôde conhecer melhor a modalidade. As tradicionais festas do peão boiadeiro, a FIAP, contando com artistas renomados e de grande sucesso, empolgaram os participantes e colocaram o município no mapa dos grandes rodeios do estado.

E a maioria dos eventos sendo realizados em um local moderno, elogiado pelos artistas e confortável para os frequentadores, o Espaço Multieventos, uma área própria para a realização de shows, festas, eventos, que dispõe de uma iluminação e rede elétrica de qualidade, além de um palco com camarins modernos, sala de espera, banheiros novos, cozinha, tudo para abrigar os melhores cantores do país.

Trabalho sério na atualidade, grande projetos para o futuro

 

Todo o trabalho realizado ao longo destes 7 anos de transformação do cenário turístico de Pereira Barreto exigiram também um planejamento a longo prazo. A base já está feita e consolidada, no entanto, é preciso pensar no futuro, afinal o turismo é grande oportunidade para o desenvolvimento de Pereira Barreto.

Novos projetos já estão sendo formulados para que Pereira Barreto seja ainda mais forte e presente nos planos dos turistas. Os projetos englobam todo o município, como: a construção da Cidade da Criança na Praia Municipal, a confecção de demarcação aquática para banhistas e veículos aquáticos, a restauração da Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka”, a restauração da cobertura do palco do Espaço Multieventos, a criação do Fundo Municipal de Turismo, a construção de rampas de acesso para embarcações no final da Avenida Brasil e da Rodovia Padre Valentim Felipe Stefanoni, a retomada do calendário de eventos e a inclusão da matéria “Turismo e Sustentabilidade” nas escolas municipais.

Acima de tudo, todas as políticas relacionadas ao turismo municipal devem ter a participação e o acolhimento da população local, essa sim, que será a grande beneficiada, com a geração de mais renda e criação de empregos, com o fortalecimento da Estância Turística de Pereira Barreto.

Se o trabalho é sério, então é para sempre!

turismoparasempre 69806

 

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]