Conselho Municipal de Turismo reuniu-se nesta quarta-feira

Membros do COMTUR debatem assuntos pertinentes ao turismo.

Reunião abordou diversos assuntos para melhorar o turismo em Pereira Barreto.

O Conselho Municipal de Turismo – COMTUR – reuniu-se nesta quarta-feira (9) na Secretaria de Turismo e Cultural. Os membros presentes ao encontro discutiram assuntos que visam a melhora do turismo em Pereira Barreto.

Um dos assuntos abordados foi a criação de uma Associação de Pescadores, onde a Secretária Lúcia Sossolote destacou a necessidade da abertura de tal associação, que é muito importante para o fortalecimento da classe, ressaltando que é necessária a união da mesma para conseguirem criar uma associação forte. Lúcia colocou a Secretaria de Turismo e Cultura a disposição para que a futura associação realize suas reuniões, além de oferecer orientação em relação à normas e a parte burocrática. Todos que estiverem interessados podem ir até a Secretaria de Turismo e Cultura, situada na rua Dr. Dermival Franceschi, n°2059.

A segurança do Porto Municipal também foi discutida na reunião, onde foi proposto que a futura Associação de Pescadores crie um fundo, ou faça um rateio entre seus membros, para pagar um segurança que fique durante o dia vigiando os barcos dos pescadores, que ficam atracados no espaço, evitando assim qualquer tipo de ação criminosa.

Uma solicitação dos piloteiros foi discutida no encontro: a instalação de uma rampa para barcos no final da Avenida Brasil, próximo a Avenida Dom Pedro II, já que hoje, existem apenas duas rampas deste tipo em Pereira Barreto, uma no Porto Municipal e outra na Praia Municipal. A alegação dos piloteiros é que alguns praticantes da pesca, que moram distantes do Porto e da Praia, tem um grande trajeto para a prática da atividade.

A conscientização da Pesca com Arpão também foi tratada na reunião. Foi enfatizado que não existe uma regra para essa modalidade de pesca em relação ao tucunaré, e que nas outras espécies de peixes, existe a regra de que o arpoeiro pode levar até 10 quilos de peixe e mais um exemplar, mas que esse regimento não vem sendo respeitado. Então deve existir uma conscientização por parte dos piloteiros e dos donos de pousada, já que com a escassez de peixes, todos são afetados, pois o turismo perde.

Por fim, foi realizada a escolha de um membro do COMTUR para ser representante do Conselho nas reuniões sobre a regionalização do Turismo. O sr. Everaldo Gatti foi eleito pelos outros membros do COMTUR para participar dessas reuniões.