Diretor de Turismo de Pereira Barreto participou de reunião sobre o desenvolvimento turístico do interior de São Paulo

Encontro reuniu representantes de quatro importantes rotas turísticas do Estado de São Paulo.

O Diretor de Turismo da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, Fernando Yabuuti, esteve em São Paulo na última semana, participando com a representantes dos municípios que integram rotas turísticas importantes do interior do Estado de São Paulo de um importante reunião com representantes da Secretaria Estadual de Turismo. Na reunião,  algumas diretrizes fundamentais para o desenvolvimento do setor na região foram debatidas.

Estiveram presentes ao encontro, representantes das seguintes Rotas Turísticas: Maravilhas do Tietê, Pantanal Paulista, Entre Rios e Tietê Vivo. Ao todos, esse grupos soma cerca de 970 mil habitantes, em 45 municípios, compreendendo uma área equivalente a cerca de 7% do território do estado de São Paulo.

Entre as diretrizes colocadas em pauta na reunião, estiveram o cronograma de liberação e orçamento real de Turismo para os programas MIT (Município de Interesse Turístico) e Estância Turísticas, para o ano de 2020. Neste ano, os municípios tiveram o recurso cortado significativamente por conta de uma política de contingenciamento por parte do Governo do Estado, o que acabou prejudicando a execução dos projetos de infraestrutura turística.

Outros assuntos foram debatidos na reunião, como um estudo mais aprofundado sobre a logística turística da região, onde os representates das Rotas Turísticas levantaram solicitaram a redução do custo do pedágio, para turistas, entre a São Paulo Capital ao Noroeste Paulista, principalmente nas rodovias Washington Luís, Euclides da Cunha e Marechal Rondon.

A Rota Turística Pantanal Paulista é composta por dez municípios da região, que fazem parte do CIENSP (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista): Andradina, Castilho,Mirandópolis, Lavínia, Itapura, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Suzanápolis, Sud Mennucci e Valparaíso. Juntos esses municípios tem uma população estimada de 215 mil habitantes.

O projeto é uma ação de fortalecimento do turismo regional na busca por maior apoio das políticas governamentais e recursos que viabilizem o desenvolvimento turístico na região, que é formada por uma rica fauna e flora e grandes rios, entre eles os rios Tietê, Paraná e São José dos Dourados.

Os representantes dos Municípios  Pantanal Paulista foram recebidos em São Paulo ,pelos representantes do Secretario de Turismo  Sr. Vinicius Lummertz , na ocasião estiveram presentes Luis Sobrinho Diretor técnico para Modais, Rafael Felismino e Vanilson Fickvt – Assessores e Marcelo Lima- Secretario Executivo.