Festa das Nações não será realizada em 2013

Diversos entraves impossibilitaram a organização do evento

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto comunica a todos que neste ano não será realizada a Festa das Nações. A decisão foi tomada com base em duas reuniões ocorridas entre a Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico e as entidades filantrópicas do município, tais como a APAE, Pastorais religiosas, Rotary Club, Acep e Santa Casa. A participação dessas instituições é fundamental para a realização da festa, que visa angariar fundos para as mesmas, portanto sem o apoio dessas organizações a realização da festa se torna inviável.

A foto de arquivo destaca apresentação artística na 7º Festa das Nações realizada no ano de 2011

Na primeira reunião ocorrida no dia 19/01 com representantes das entidades, houve um acerto entre a Secretaria e as entidades para que na próxima reunião elas tomassem uma posição sobre a realização da Festa das Nações e formularem um cardápio. Na reunião seguinte ocorrida no dia 22/02, a Secretária Lucia Sossolote propôs a realização do evento no Salão Paroquial da Igreja Católica, já que a praia não seria o local adequado por contas das obras de reforma que o espaço está passando. No entanto em conversa com o Padre Maximiano Pelarin Néto, (Max), o pároco afirmou que o Salão Paroquial não se encontraria disponível na data pré-agendada para a realização da Festa das Nações, 13 e 14 de Abril, pois o espaço já viria a ser utilizado para um evento da Diocese. Diante da negativa, os responsáveis pelas entidades optaram pela desistência da realização da festa. Dessa forma, a Festa das Nações está oficialmente cancelada.

A Administração ressalta que nos próximos anos as entidades da cidade deverão se reunir com antecedência para tratar dos assuntos inerentes a idealização e realização do evento, bem como local os dias do mesmo, cabendo à Prefeitura Municipal apenas o apoio na parte estrutural e artística. Considerando que a experiência, a organização, a venda de produtos e lucro dos mesmos são das entidades, é justo que eles se organizem para tratar dos assuntos da realização de tal evento, com a antecedência que acharem necessária, para que ela seja um sucesso.

A Foto de Arquivo destaca apresentação que aconteceu na última Festa das Nações realizada em maio de 2011