Membros do COMCULT se reuniram nesta segunda-feira

Foto:  Membros do COMCULT durante a reunião realizada na tarde desta segunda-feira(08)

Foto:  Membros do COMCULT durante a reunião realizada na tarde desta segunda-feira(08)

Encontro tratou dos detalhes do Festival de MPB, projetos para o hip-hop e a participação de Pereira Barreto no Mapa Cultural Paulista

Os membros participantes do Comitê Municipal de Cultura, o COMCULT, se reuniram na tarde deste segunda-feira na sede da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico para tratarem de três assuntos pertinentes ao desenvolvimento da cultura em Pereira Barreto.

O primeiro tema abordado foi a realização do 14º Festival de MPB de Pereira Barreto. A Secretária de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Maria Lucia de Freitas Sossolote, começou a reunião agradecendo o comparecimento de todos a reunião e explanou sobre alguns pontos do festival deste ano, como o porquê da mudança de data. A Secretária explicou que devido as chuvas que costumam cair sob a cidade durante o mês de Junho, que era a data onde aconteceu o festival em edições passadas, o festival será realizado neste ano no mês de Maio. Lucia também teceu considerações a respeito da valorização do músico, onde este ano no festival, serão R$ 32 mil distribuídos em premiações, além das ajudas de custos para os compositores pereira-barretenses e de outras localidades. A Secretária também explicou, que em uma medida para fortalecer o turismo local, os músicos que participarão do festival não serão mais alojados em escolas municipais, como aconteceu em edições anteriores do festival, por não oferecerem as mesmas estruturas que hotéis e pousadas de Pereira Barreto, sendo assim os mesmos poderão escolher aonde quiserem se hospedar e se alimentarem nos estabelecimentos comerciais que prestam este tipo de serviço.

O encontro tratou de assuntos referentes ao Festival de MPB, projetos para o hip-hop e a participação de Pereira Barreto no Mapa Cultural Paulista.

Foto: Os conselheiros discutiram assuntos referentes ao Festival de MPB, projetos para o hip-hop

e a participação de Pereira Barreto no Mapa Cultural Paulista.

Os projetos de hip-hop foram abordados em seguida, onde Lucia Sossolote explicou que nos dias 18 e 19 de Maio, as lideranças municipais e pessoas interessadas do movimento receberão um curso, ministrado pelo Diretor da Abaçai Cultura e Arte, Silvio Marconde, com a finalidade de capacitá-los na elaboração de projetos culturais, que deem condições para reivindicar verbas junto aos Governos da esfera estadual e federal, a fim de estimular o registro e outras formas de fortalecimento das expressões da cultura material e imaterial do movimento Hip-Hop. As inscrições poderão ser feitas na Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico até o dia 17 de maio.

Findando a reunião, o último assunto da pauta foi a participação da cidade no Mapa Cultural Paulista. De acordo com a Secretária Lucia Sossolote, serão quatro fases: Municipal, Regional, Estadual e Circulação e serão 7 expressões artísticas (Artes visuais, Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia; Vídeo; Canto Coral; Música Instrumental; Literatura, Conto, Poema e Crônica; Dança; e Teatro). A Secretária manifestou o seu desejo de que a cidade participasse nas sete expressões, “temos condições de participar nas sete expressões, o prefeito Arnaldo também comunga dessa ideia. A Fase Regional sempre acontece na cidade de Araçatuba, onde são apresentados todos os trabalhos selecionados na primeira fase. Sugeri para o Diretor da Abaçai que Pereira Barreto e outras cidades da Região, também possam ser escolhidas para serem sede na Fase Regional, assim decentralizando e dando oportunidades para outras cidades” frisou Lucia, que encerrou o encontro informando que até o mês de Junho tem que ser realizada a eleição para a diretoria do COMCULT ou a recondução da atual.