Peça “Na ponta da Ponte Novo Oriente” foi apresentada neste fim de semana

Cena da peça “Na ponta da Ponte Novo Oriente”

Apresentação foi realizada na Casa da Cultura pela Cia. de Teatro Cid Chagas.

Público presente à Casa da Cultura "Maestro Aristeu Custódio Moreira"

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu na última sexta-feira e no último sábado (8 e 9 respectivamente), a peça de teatro “Na ponta da Ponte Novo Oriente”. A peça foi apresentada pela Cia. de Teatro Cid Chagas na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”.

O público presente à Casa da Cultura pôde prestigiar uma peça narrativa imagética, idealizada por Mário Coraini Irikura, onde ficção e realidade se misturaram através das histórias que um avô conta para sua neta. Essas histórias retratam a vinda dos japoneses para o Brasil a partir de 1908 em busca de fortuna e o difícil começo em terras desconhecidas. O espetáculo faz uso de Esportes, danças típicas como: Bon-Odori e princípios de Butôh, Bunrako (Teatro de Bonecos) e contos para pintar as cenas. A cultura japonesa trazida para o Brasil é revivida em tom nostálgico. A Ponte Novo Oriente, remete a um marco na cidade de Pereira Barreto, construída pelos imigrantes.

Dirigida por Mário Irikura, a peça conta com o seguinte elenco: Camila Bolandin Cardoso, Ênio Viana de Souza,  Fabiana Harumi Suguiura da Silva, Fabrício Carvalho, Fernando Solix, , Gabriel Mirck Amaro, Luiz Henrique, Mário Coraini Irikura, Matheus Cristino Ribeiro. Dramaturgia: Camila Bolandin e Mário Irikura, a cenografia conta com o apoio da Comunidade Yuba, ACEP,  Soraya Kassin, Roberto Myajima e Fundo Social de Solidariedade. Desenho de luz – Ricardo Matioli, operação de som: Ricardo Matioli e Lourenço Vieira Tereza Canevari, operação de luz:  Ricardo Matioli e Gustavo Guariente Paiva e sonoplastia Mário Coraini Irikura.

A Cia. de Teatro Cid Chagas foi formada neste ano, com atores de Pereira Barreto, depois de cursos proporcionados pelo Projeto Ademar Guerra, ministrados na Casa da Cultura, por técnicos do Projeto. Os atores foram aprendendo mais sobre interpretação, posicionamento no palco, iluminação, sonoplastia, encenação dentre vários outros conceitos, contando sempre com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, a Cia. de Teatro Cid Chagas realizou as primeiras apresentações, buscando em 2014 levar este espetáculo para todo o estado de São Paulo.

Para a Secretária de Cultura, Lúcia Sossolote, Pereira Barreto tem muito a comemorar com uma companhia e atores da própria cidade: “o crescimento cultural no nosso município está diretamente relacionado com nossas raízes, eternizando a cultura e a memória de um povo. As artes cênicas são fundamentais, pois trazem entretenimento e cultura para todos, proporcionando diversão e momentos de reflexão. O teatro facilita a comunicação” salientou a Secretária.