Pereira Barreto se prepara para 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Jet Ski 2014

Etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Jet Ski, disputada em Pereira Barreto em 2013

Município receberá os melhores pilotos do país e convidados internacionais nos dias 25 e 26 deste mês, para abertura da principal competição da modalidade no país.

A Estância Turística de Pereira Barreto já se prepara para a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Jet Ski – Grand Prix 2014. As disputas serão realizadas nos dias 25 e 26 deste mês, na praia do Pôr-do-Sol, situada a margem direita do Rio Tietê, no reservatório da Usina de Três Irmãos. As atividades ligadas ao turismo é um dos pontos fortes do município localizado no extremo Noroeste do Estado de São Paulo, na divisa com Mato Grosso do Sul.

Fundada em agosto de 1928, a cidade conta atualmente com  aproximadamente 25.700 habitantes. Fundada por japoneses, guarda ainda hoje traços dessa colonização que podem ser observados na culinária, costumes e monumentos públicos. Depois o município recebeu imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, sírios, libaneses e brasileiros de várias regiões do país.

Em 1990, Pereira Barreto transformou-se quase em uma ilha fluvial em razão da formação do lago da hidrelétrica de Três Irmãos, no rio Tietê. Com isso perdeu boa parte de suas terras utilizadas para agropecuária. Em compensação ganhou grande potencial turístico.  A hidrelétrica inaugurada em 1991 está localizada entre Pereira Barreto e Andradina, a 28 km da confluência com o Rio Paraná, é a maior construída no rio Tietê. Sua barragem tem 3.640 m de comprimento e seu reservatório mede 785 km2. Possui duas eclusas para navegação e cinco unidades geradoras com turbina Francis e potência instalada de 807,50 MW.

Pereira Barreto é um dos 67 municípios do Estado de São Paulo considerados estância turística. Entre os pontos turísticos estão a Praia do Pôr-do-Sol, que foi reformada recentemente e conta com completa infraestrutura. Nos finais de semana, principalmente, recebe grande número de visitantes da região e lugares mais distantes.

Outro local que merece ser visitado é o Canal da cidade de Pereira Barreto, o segundo maior canal artificial do mundo, com 9.600m, unindo os rios Tietê e São José dos Dourados. Ele interliga as Bacias dos rios Tietê e Paraná, permitindo além da navegação do ramo Norte da Hidrovia Tietê-Paraná interliga os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

O turismo contribui para a geração de renda, pois a administração municipal tem promovido vários eventos ao longo do ano que ajudam na ocupação da rede de hotéis e pousadas. A etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Jet Ski – Grand Prix 2014 faz parte dessa programação oficial. Em 2013, o evento foi realizado pela primeira vez na cidade, com sucesso e a expectativa agora é ainda melhor.

Outro ponto forte da economia de Pereira Barreto está na psicultura, atividade iniciada em 2005. A área utilizada de água é de aproximadamente dois hectares, com tanques-rede de vinte e dois metros cúbicos. A associação dos psicultores produz somente tilápias, as vendas são somente de peixe ‘in natura’ comercializada quase exclusivamente para frigoríficos.

A criação de gado, produção de milho e frutas cítricas também são itens importantes da economia da cidade, que conta ainda com a Usina Interlagos, na produção de álcool e energia elétrica, que tem fomentado empregos e novos investimentos.

Para essa etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Jet Ski – Grand Prix 2004 está sendo esperado um grande público de toda a região. No circuito, a participação de pilotos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Goiás, além do Distrito Federal e convidados da Bolívia, Uruguai, Paraguai e Argentina, que prometem muitas emoções nos dois dias de disputas. A programação começa diariamente às 10 horas.